Pular para o conteúdo
Cotidiano

Seminário Internacional da Rota Biocêanica tem início em Campo Grande

O evento acontece até a próxima quinta-feira (20), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo
Diego Alves, Jennifer Ribeiro -
Evento realizado em Campo Grande (Divulgação)

Iniciou-se nesta terça-feira (18) o Seminário Internacional da Rota Biocêanica e 6º Foro de Los Gobiernos Subnacionales del Corredor Bioceânico composto pelo Comitê Gestor dos Municípios. O evento acontece até a próxima quinta-feira (20), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em .

Conforme as autoridades envolvidas, o objetivo é o de fomentar o desenvolvimento e a integração regional entre Brasil, , Argentina e Chile, pelo Corredor Bioceânico, trajeto rodoviário de 3.320 km que vai conectar os oceanos Atlântico e Pacífico, passando por 8 territórios de 4 países (Regiões de Tarapacá e Antofagasta, no Chile; Províncias de Jujuy e Salta, na Argentina; Departamentos de Boquerón, Presidente Hayes e Alto Paraguay, no Paraguai e o Estado de , no Brasil), até chegar aos portos chilenos de Iquique, Antofagasta, Mejillones e Terminais Tocopilla.

O seminário conta com infraestrutura para reuniões das comissões técnicas, estandes para exposição dos países envolvidos e apresentações culturais.

“Os senhores e senhoras podem ter certeza que as empresas do mundo, principalmente, no mercado asiático, olharam diferente para a Rota Bioceânica, que provavelmente será a grande alternativa competitiva ao Canal do Panamá. Este movimento até o momento está colocando a Rota numa posição estratégica ainda mais importante”, disse o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Também estavam presentes o governador de Tarapacá, no Chile, José Miguel Carvajal Gallardo; governador de Antofagasta, Chile, Ricardo Díaz Cortés; governador da Provincia de Jujuy, Governador Carlos Albero Sadir; governador do Departamento de Presidente Hayes, Paraguai, Bernardo Antonio Zátare Rudas; governador do Departamento de Boquerón, Paraguao, Harold Bergen, governador do Departamento de -Alto Paraguai, Paraguai, Federico Arturo Méndez González, governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel e secretário Júlio San Milan, representando o governador da Provincia de Salta, Argentina, Gustavo Saenz.

Como presidente do Comitê Gestor dos Municípios que compõem a Rota Bioceânica, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, também esteve presente. Adriane anunciou o lançamento do aplicativo digital da Rota Bioceânica, com serviços e informações da capital e do Estado, e que poderá contar com a participação das cidades amigas do Corredor.

Já o de , Nelson Cintra, vice-presidente do Comitê, também afirmou que os investimentos que estão sendo feitos no município com construção e reforma de escolas, unidades básicas de saúde, cursos de capacitação e projetos sociais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Haddad fala em ‘superar’ alta de tarifas de Trump

Tentativa de golpe: Conab alerta para falsa doação de alimentos em diferentes regiões do país

deam

Casa da Mulher Brasileira suspende atendimentos neste fim de semana; saiba onde ser atendida

Terra teve dia mais curto do ano nesta quarta-feira

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro que matou vizinho de porteira a tiros se entrega à polícia em MS

Prefeitura pede na Justiça prazo maior para analisar perícia do Consórcio Guaicurus

Antes do Samu, vidas dependiam do ‘improviso’ de socorristas em Campo Grande

Ex-Big Brother morre em casa e só é encontrada 20 dias depois do falecimento; entenda o caso

Últimas Notícias

Mundo

Após reunião de chanceleres, China diz esperar achar forma de conviver com EUA em ‘nova era’

China espera que os EUA adotem "uma postura objetiva, racional e pragmática ao lidar" com o país

Cotidiano

Refis 2025 espera atender 800 contribuintes que deixaram para o último dia nesta sexta-feira

As renegociações do Refis 2025 seguem até 16h30 na Central de Atendimento ao Cidadão

Cotidiano

Vai viajar? Confira os trechos interditados na BR-163 em MS

Neste fim de semana 12 trechos estão interditados e 47 operam em sistema "Pare e Siga"

Polícia

Morador em situação de rua é espancado a tijoladas em briga e socorrido inconsciente em MS

Morador em situação de rua foi entubado e levado para o hospital