Pular para o conteúdo
Cotidiano

Segurança na folia: entenda como à prevenção combinada evita ISTs, HIV e hepatites

Durante a folia haverá a distribuição de preservativos, PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e PEP (Profilaxia Pós-Exposição)
Lethycia Anjos -
Preservativo
Preservativo (Divulgação, SES)

Carnaval é uma das datas mais aguardadas pela população; no entanto, para aproveitar a folia com segurança é imprescindível investir em cuidados básicos de saúde. Caso o ‘clima esquente’, a orientação é investir no uso de preservativos, PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e PEP (Profilaxia Pós-Exposição), que protege os foliões contra infecções sexualmente transmissíveis, HIV/Aids e hepatites virais B e C.

Danielle Galindo Martins Tebet, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES, ressalta que para quem deseja aumentar a proteção contra o HIV, a PrEP é uma medida eficaz, indicada para pessoas HIV-negativas com alto risco de infecção, enquanto a PEP protege em casos de exposição ao risco sem o uso adequado de preservativo.

“Esses medicamentos estão disponíveis em todas as unidades de saúde do Estado, 24 horas por dia. Em caso de exposição, inicie o uso da PEP em até 72 horas”, orienta.

Já o uso do preservativo (camisinha) deve ocorrer em todas as relações sexuais – oral, vaginal e anal – para garantir proteção completa.

Segurança na folia

Em , assim como em anos anteriores, a (Secretaria Municipal de Saúde) intensificará as ações de prevenção às ISTs durante o Carnaval, por meio da distribuição de preservativos, PrEP e PEP.

“Teremos equipes volantes orientando sobre o uso correto do preservativo e a importância do seguro, além de disponibilizarmos as profilaxias necessárias”, destaca a secretária de Saúde de Campo Grande, Rosana Leite.

Bebeu demais? Saiba onde pedir ajuda durante a folia

Posto de atendimento na Esplanada
Posto de atendimento na Esplanada (Divulgação, Sesau)

Durante os dias de folia, postos de atendimento serão instalados na Esplanada Ferroviária e na Praça do Papa para prestar socorro aos foliões. Rosana Leite informa que cada estrutura contará com uma equipe composta por médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e assistentes sociais.

“Na Esplanada, teremos leitos, poltronas para administração de medicamentos e um carrinho de parada, além de todas as medicações necessárias para emergências. O ficará de prontidão para transferências a hospitais ou unidades de pronto atendimento”, explicou.

Ela ressalta ainda que a presença dos assistentes sociais tem dupla finalidade: apoiar a campanha contra o assédio “Não é não” e oferecer suporte a crianças e adolescentes.

“Muitas vezes, pais perdem de vista seus filhos durante a folia, e o assistente social estará disponível para prestar esse apoio. Esses profissionais também ajudam a reduzir o constrangimento que pode impedir uma mulher de procurar a polícia”, acrescentou.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Suspeitos de furtos de casas no Jardim Autonomista são presos em Campo Grande

marina ruy barbosa vale tudo

Pra salvar a audiência? A entrada de Marina Ruy Barbosa em Vale Tudo

VÍDEO: Motorista não respeita preferencial e atinge carro no Nova Lima em Campo Grande

Na “capital das aves de rapina”, festival de curtas enaltece pássaros que vivem nos biomas de MS

Notícias mais lidas agora

Delação ‘congelada’ amplia prazo para investigação sobre esquema de corrupção de Claudinho Serra

Secretários de MS retidos em Israel já estão na Jordânia a caminho do Brasil

TAJ Condomínio Resort chega a Campo Grande para redefinir o alto padrão

quina

Já fez sua ‘fezinha’? Apostas para a Quina de São João começam na quinta-feira

Últimas Notícias

Polícia

Universidade suspende aulas após idosa morrer na sala em Campo Grande

Aluna caiu no chão e foi atendida primeiramente na sala de primeiros socorros da instituição

Cotidiano

Com repartições públicas fechadas feriadão de Corpus Christi, saiba o que funciona em Dourados

O prefeito Marçal Filho (PSDB), decretou ponto facultativo na sexta-feira

Cotidiano

Ministério Público do Trabalho trabalha em regime de plantão durante feriado prolongado

Registro de denúncias segue funcionando 24h pelo site ou aplicativo

Cotidiano

Prefeitura de Campo Grande inaugura obra de revitalização em CRAS no Jardim Canguru

Inaugurada em 2004, a unidade começou a receber as primeiras reformas em 2024