Pular para o conteúdo
Cotidiano

Programação de Corpus Christi começa às 6h e espera reunir 60 mil pessoas

Missa e procissão pelos tapetes devem começar às 15h de quinta-feira
Priscilla Peres -
Tapete de Corpus Christi é tradicionalmente montado no Centro (Foto: Midiamax, Arquivo)

A quinta-feira (19) vai começar cedo para católicos de todo o país e, em , não vai ser diferente. Por volta das 6h, começa a confecção dos tradicionais tapetes, que vão preencher 2 mil metros em ruas do centro. A Arquidiocese espera reunir em torno de 60 mil pessoas ao longo do dia.

O roteiro dos tapetes este ano começa na Avenida Afonso Pena (a partir da Praça do Rádio), entra na rua 13 de Maio e Avenida Fernando Corrêa da Costa, encerrando em frente ao Memorial da Cultura. Cada paróquia é responsável por um desenho e a arquidiocese espera ter mais de 4 mil voluntários nesse processo.

Para se ter ideia, o tapete do Santuário Perpétuo Socorro utilizará 300 kg de sal tingido, terá 26 metros e será decorado com o brasão do Papa Leão XIV.

Às 9 horas, sacerdotes da Igreja Católica levam o Santíssimo Sacramento a locais onde as pessoas estão privadas de terem contato com a eucaristia, como hospitais e unidades prisionais. O arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, deve visitar o Hospital do Coração.

Missa e procissão

A principal programação do dia na capital é uma missa às 15h, presidida por Dom Dimas, na Praça do Rádio Clube, na Av. Afonso Pena. Ao final da celebração, o arcebispo metropolitano vai conceder uma indulgência plenária aos fiéis, benção apostólica rara e carregada de valor espiritual, possível apenas em ocasiões especiais, segundo a arquidiocese.

Após a missa, a procissão com o Santíssimo Sacramento vai sair da Av. Afonso Pena em direção à Rua 13 de maio, até chegar à Av. Fernando Corrêa da Costa, em frente ao prédio da Fundação de Cultura. É lá que o dia de comemoração termina com gratuito do cantor católico Patrício Rocha, a partir das 19h. Ano passado, de acordo com a arquidiocese, a celebração de levou mais de 30 mil fiéis às ruas do Centro de Campo Grande.

História da data

Corpus Christi é uma data especial para os católicos por ser o raro momento em que a eucaristia — Corpo de Cristo — é exposta fora da igreja, em caminhada pela cidade. Para os religiosos, é como se o próprio Jesus Cristo andasse entre os fiéis, por isso as ruas por onde as procissões passam são enfeitadas com tapetes coloridos.

No catolicismo, a eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituída por Jesus Cristo na última ceia. A história da criação da celebração da eucaristia passa por dois fatos misteriosos: a visão de Santa Juliana de Liege e o milagre eucarístico de Bolsena. 

De acordo com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), em 1258, na Bélgica, a freira Juliana de Liege teve uma visão da Igreja sob a lua cheia com uma mancha negra. Ela, que já tinha veneração pelo Santíssimo Sacramento, interpretou como um pedido de Jesus para que a Igreja introduzisse a festa em honra à eucaristia no Calendário Litúrgico. 

A freira comunicou ao bispo da sua diocese, que anos depois se tornaria o Papa Urbano IV, e Corpus Christi passou a ser comemorada em toda a Bélgica. Contudo, a data só foi oficializada no calendário católico mundial em 1264, um ano após Urbano IV tornar-se papa. 

Foi neste ano que aconteceu o milagre de Bolsena, na Itália. A história da Igreja conta que um padre alemão, que duvidava da consagração do pão em corpo de Cristo durante a missa, viu a hóstia branca virar carne viva e escorrer sangue, banhando tecidos e a pedra do altar. O Papa Urbano IV ordenou que os objetos milagrosos fossem levados em procissão para Orviedo, na , sede da Igreja na época. Esta foi a primeira procissão do Corpo Eucarístico.

Em 11 de agosto de 1264, o Papa Urbano IV publicou a bula Transiturus de hoc mundo, que estabeleceu a festa de Corpus Christi em todo o mundo. Ao longo dos anos, outros papas também destacam a importância da celebração e impõem indulgência — ou perdão dos pecados — a quem participar da missa e da procissão deste dia.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional