Pular para o conteúdo
Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala plantonista desta quinta

Escala tem mais de 60 profissionais em UPAs e CRSs
Karina Campos -
UPA Coronel Antonino (Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

A (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou nesta quinta-feira (5) escala com mais de 60 profissionais em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde). O serviço é oferecido 24 horas.

Conforme o cronograma, há distribuição de profissionais em 10 unidades de saúde. Contudo, no período da manhã e tarde, pediatras estão disponíveis na , e no CRS Tiradentes.

O atendimento acontece por demanda espontânea, ou seja, por ordem de chegada, com prioridade de acordo com a classificação de risco.

Confira

UPA, CRS, UBS ou UBSF?

Quem nunca se viu perdido em meio aos serviços oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde)? Ou até mesmo não soube onde procurar ajuda por casos específicos e acabou se sentindo lesado por ir em um lugar onde não teve o problema resolvido? O Jornal Midiamax te explica como e onde pedir socorro na Capital.

Em , existem quatro tipos de unidades de saúde, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), as UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família), as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e as CRSs (Centros Regionais de Saúde). Mas qual a diferença entre elas?

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Nas unidades básicas de saúde e de saúde da família, o usuário recebe atendimento para problemas de saúde do dia-a-dia, consultas e exames de rotina, são chamadas unidades de atenção primária, os famosos postos de saúde.

Essas unidades funcionam em horários diferenciados, priorizaram o acolhimento, os indicadores em saúde, o agendamento diário e ampliação de procedimentos realizados nas unidades de saúde.

Na atenção primeira, o objetivo é atender a população sem que haja necessidade de encaminhamento para hospitais. Elas são a porta de entrada do SUS e geralmente estão localizados dentro dos bairros com uma abrangência limitada por região.

Os agendamentos de consultas são feitos de forma presencial em dias pré-determinados por cada unidade de saúde.

Urgência e emergência

Para os casos de urgências, como acidentes, infartos, AVCs, problemas inesperados ou de maior complexidade, que necessitem de atendimento imediato, o usuário deve procurar atendimento em uma das UPAs ou CRSs na cidade.

O atendimento é determinado pela classificação de risco dividido por cores: azul, verde, amarelo e vermelho.

E como funciona essa classificação? De acordo com os sintomas relatadas na triagem, ou até mesmo, o estado em que o paciente chega na unidade vão determinar a classificação. O usuário com a classificação azul, é o que será atendido por ordem de chegada, situação não emergencial. A verde é o paciente que tem prioridade, geralmente idosos, gestantes, pacientes com sintomas mais preocupantes.

Na classificação amarela, ficam os usuários que precisam de atendimento rápido, mas não correm risco de morte. E a vermelha é para os pacientes graves.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jovem é atropelada junto da amiga por ex-namorado após terminar relacionamento em MS

mauro cid

STF faz acareação entre Mauro Cid e Braga Netto na ação da tentativa de golpe

Termo de compensação ambiental de fábrica de celulose destina R$ 13,3 milhões a MS

De feminicídio a emboscada, seis morrem no fim de semana em Mato Grosso do Sul

Notícias mais lidas agora

Claudinho Serra escalou ex-chefe de licitação de Reinaldo para corrupção: ‘já é do time’

Executado no Jardim Aeroporto tinha mais de 20 passagens pela polícia em Campo Grande

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Dourados realiza novo mutirão do para beneficiários do CadÚnico nesta segunda-feira

Últimas Notícias

Transparência

Promotoria abre 12 procedimentos sigilosos para apurar violação de direitos em Deodápolis

As apurações seguem sob sigilo.

Cotidiano

‘Gambiarra’ de morador causa vazamento de esgoto e incomoda vizinhos no Los Angeles

Vizinho relata que o incômodo persiste há meses

Transparência

Gratificações suspeitas na educação de Ladário são alvo de investigação

Pagamentos foram feitos em ano eleitoral

Cotidiano

Em MS, quase 13 mil pessoas aguardam criação de assentamentos da Reforma Agrária 

"Há grandes áreas de devedores da União em nossa região, com terra parada, enquanto famílias dormem debaixo de lona", diz líder