Pular para o conteúdo
Cotidiano

População protesta contra fechamento da USF Nova Esperança

Sem acordo para o aluguel, o imóvel onde hoje está a USF deve ser desocupado até o dia 30 de junho
Murilo Medeiros -
Protesto na USF Nova Esperança (Foto: Fala Povo, Midiamax)

Funcionários e usuários da USF (Unidade de Saúde da Família) Nova Esperança se manifestaram contra o fechamento do na manhã desta sexta-feira (6). Sem acordo para o aluguel do imóvel onde hoje está a USF, a (Secretaria Municipal de Saúde) deve desocupar o prédio até o dia 30 de junho. 

A maioria das atividades da unidade passará a ser feita temporariamente na USF Jockey Club. A mudança é temporária porque, segundo a prefeitura, a obra da USF Parati, que atenderá a população que hoje está na área de cobertura da USF Nova Esperança, deve terminar em janeiro de 2026 e normalizar o atendimento.

Atualmente, a USF Nova Esperança atende 9 mil pessoas da região. A média é de 80 atendimentos diários, com tempo de espera por vaga considerado baixo, de 30 dias. Trabalhadores e pacientes do posto temem que passar o serviço para a USF Jockey Club possa superlotar a unidade.

Como será o atendimento?

As consultas médicas, de e odontológicas passam a ser realizadas na USF Jockey Club. Segundo a prefeitura, a unidade tem estrutura suficiente para receber os pacientes novos. As visitas domiciliares dos profissionais de saúde seguirão normalmente na região da Nova Esperança, mantendo o acompanhamento dos moradores.

Atividades coletivas, como encontros do grupo de pacientes hipertensos e diabéticos, também serão mantidas, segundo a secretaria. Essas ações devem ocorrer em espaços comunitários, como igrejas, escolas e centros comunitários, para garantir o acesso fácil e preservar o vínculo com a comunidade.

Ana Paula Cândido, auxiliar de manutenção de 35 anos, é contra a transferência da unidade. “Lá no Jockey Club as pessoas dormem na porta para marcar consulta, não é igual aqui. Na Nova Esperança o atendimento é ótimo, é muito bom. Com essa mudança, a gente tem que ficar brigando por espaço, lutando para ter saúde”.

A Sesau afirma que organizou o processo para garantir a continuidade dos atendimentos, inclusive com a manutenção das visitas domiciliares de agentes comunitários de saúde. “Nesse período, a maior parte das ações continuará sendo feita no território, próximo às residências, preservando o cuidado e o vínculo que já existem”, ressalta a coordenadora da Atenção Básica, Glória Araújo.

Falta de acordo para o aluguel

Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, o valor atual do aluguel é de R$ 1.687,65. O proprietário do imóvel teria pedido à Sesau que o valor subisse para algo em torno de R$ 3 mil, mas estaria disposto a negociar e aceitaria um aumento de apenas mil reais. 

O contrato de locação venceu no fim de abril e foi prorrogado até 30 de junho. A prefeitura alegou que está sensível à importância da unidade e, por isso, negociou a prorrogação emergencial. “Novas rodadas de negociação foram realizadas, mas as condições propostas não atendem aos critérios legais para renovação, conforme parecer técnico da Procuradoria Geral do Município”, informou a administração municipal em nota.

Segundo apuração da reportagem, a avaliação do dono seria de que o preço da locação é defasado em comparação com o valor de mercado porque, desde 2014, o reajuste é apenas pela inflação. A reportagem também apurou que o imóvel segue à disposição para locação, inclusive para continuar sendo a sede da USF, desde que o dono e a administração municipal entrem em acordo.

Coordenador do Conselho Local de Saúde do Jardim Nova Esperança, Thiago Ribeiro opina que os danos seriam menores se a prefeitura aceitasse o aumento de aluguel. “A gente considera que o valor não é tão absurdo, porque é possível a prefeitura pagar, mas não houve nenhum acordo, nenhuma oferta ainda para o proprietário. E o nosso tempo está passando”.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fluminense se atrapalha, mas vence Ulsan e fica a um empate das oitavas no Mundial

Trump confirma que Estados Unidos atacaram usinas nucleares do Irã

Homem é baleado e outro fica ferido após ataque em Água Clara

santa catarina

Piloto e dono de empresa do balão que caiu em Santa Catarina podem ser presos, diz polícia

Notícias mais lidas agora

acidente

Ferrovias abandonadas e rodovias precárias expõem descaso que resultou em tragédia na BR-262

Luz no céu de MS intriga amigos: meteoro, lixo espacial ou ‘sinal de guerra’?

feminicidio ms doralice casa

MS registra 16º caso de feminicídio: Doralice foi morta a facadas dentro de casa

delegacia de maracaju

Suspeito do feminicídio de Doralice ameaçou a própria mãe há quatro anos em MS

Últimas Notícias

Mundo

Locais que EUA atingiram no Irã representam núcleo da infraestrutura nuclear iraniana

Irã afirma que seu programa nuclear é para fins pacíficos

Polícia

VÍDEO: Homem é preso após agredir ex-namorada em Nova Alvorada do Sul

Suspeito não aceitou fim do relacionamento e chegou ameaçar vítima de morte

Famosos

Benedito Ruy Barbosa recebe alta e deixa hospital após um mês internado

Escritor tinha insuficiência renal

Cotidiano

Entrega de medicamentos para idosos tem novo local a partir de segunda em Três Lagoas

Baixa procura e pedido de usuários motivou mudança