Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Pesque e solte’ é liberada na calha do Rio Paraguai a partir de sábado

Modalidade amadora precisa seguir pesca responsável para evitar penalidades
Karina Campos -
Pesca em MS
Pesca em MS (Divulgação, Imasul)

A partir do próximo sábado (1°), a modalidade amadora conhecida como “pesque e solte” estará liberada na calha do Rio . O período de defesa, a Piracema, continua em vigor em rios de .

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS) detalha a liberação prevista no Decreto Estadual nº 15.166, de 21 de fevereiro de 2019, onde também consta as cotas e tamanhos mínimos e máximos dos peixes a serem pescados.

Sendo assim, a prática que consiste em pescar e devolver o peixe vivo ao rio deve seguir medidas para garantir a sobrevivência das espécies nos rios, por exemplo:

  • O uso de anzóis lisos e sem farpas é obrigatório;
  • A devolução imediata do peixe ao mesmo local de onde foi retirado é obrigatória;
  • A prática é restrita à calha do rio Paraguai e está proibida em áreas como baías, lagos, lagoas marginais, banhados e outros cursos d’água conectados; Também não é permitida na foz dos afluentes;
  • Preferencialmente não retirar o peixe da água para tirar o anzol que fisgou o peixe;
  • É imprescindível que o pescador possua a Autorização Ambiental para Amadora, especificamente na modalidade ‘pesque e solte’, emitida antes da atividade.

“Essa medida visa encontrar um equilíbrio entre a prática da pesca esportiva e a preservação ambiental, especialmente no período de reprodução das espécies”, destaca o diretor-presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), André Borges.

Penalidades

O pescador amador flagrado desrespeitando as medidas pode ser autuado e penalizado pelas infrações, sujeito à multa e prisão de um a três anos, além de ter material de pesca, embarcações, motores e veículos apreendidos.

Vale lembrar que a Piracema ainda está em vigor em todos os rios do Estado. O período de defeso garante a reprodução e a sustentabilidade dos peixes.

Dicas

O Imasul divulgou uma lista de dicas que favorecem a sobrevivência e a saúde dos exemplares capturados na pesca esportiva:

  • Posição correta: se precisar retirar o peixe da água, mantenha-o sempre na posição horizontal e pelo menor tempo possível fora d’água. Isso reduz o impacto sobre sua respiração e estrutura corporal.
  • Manuseio mínimo: evite tocar diretamente na pele do peixe. O contato excessivo pode remover a camada de muco protetor, tornando-o mais vulnerável a doenças.
  • Cuidado com o anzol: caso o peixe tenha engolido o anzol, não tente removê-lo à força. Cortar a linha rente à boca pode ser a melhor opção para evitar ferimentos graves.
  • Proteja as brânquias: nunca coloque as mãos nas guelras do peixe! Essa estrutura é fundamental para a respiração e qualquer dano pode ser fatal.
  • Evite o estresse: quanto mais tempo o peixe passar se debatendo, maior o risco de desenvolver infecções por fungos e bactérias, podendo levar ao óbito. Seja rápido e eficiente ao soltá-lo.
  • Liberação correta: assim que capturar o peixe, devolva-o imediatamente ao mesmo local de onde foi retirado. Faça isso com calma, sem movimentos bruscos, garantindo que ele possa nadar novamente sem dificuldades.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante Corpus Christi, padre destaca criação da Pastoral das Favelas em Campo Grande

Atlético de Madrid vence Seattle Sounders e vai decidir vaga no Mundial com o Botafogo

Motorista morto e passageira que ficou em estado grave na BR-463 são de Fortaleza

Celebração de Corpus Christi homenageia padre indiano que evangelizou por 36 anos em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Ex-gerente do Detran-MS que ‘sumiu’ estava preso por caso de violência contra criança

VÍDEO: ‘Fim do pesadelo’, diz secretário de MS em viagem de volta ao Brasil

35 mil fiéis celebram Corpus Christi com fé e emoção em Campo Grande

VÍDEO: Conheça o porco que produz carne vermelha similar à de boi

Últimas Notícias

Cotidiano

É feriado? Confira o que abre e o que fecha em Campo Grande nesta sexta-feira

Em serviços públicos, o dia é ponto facultativo

Bastidores

[ BASTIDORES ] Justificou apontando ‘volume’ de colegas

Ministra anunciou aposentadoria do 'casca de bala'

Charge

Vale ouro!

Esportes

Botafogo se entrega, vence o PSG no Mundial e coloca futebol sul-americano acima do europeu

Um time sul-americano não vencia uma equipe europeia em competições oficiais desde 2012