Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pedro Paulo Gasparini é reconduzido ao cargo de defensor público-geral do estado de MS

Cerimônia solene foi realizada nesta quinta-feira (27) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo
Osvaldo Sato, Thalya Godoy -
Gasparini foi escolhido pelos pares para o período de 2025 a 2027 (Foto: Henrique Arakaki)

Na noite desta quinta-feira (27), Pedro Paulo Gasparini foi reconduzido ao cargo de defensor público-geral do Estado de em uma cerimônia solene realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador Eduardo Riedel, o vice-governador , a prefeita de , Adriane Lopes, além de deputados federais e estaduais e representantes das forças de segurança.

Pela primeira vez, a do Estado teve uma candidatura única ao cargo de defensor público-geral, refletindo a unidade da instituição e a confiança na gestão de Gasparini. Sua posse administrativa marca o início de um novo ciclo na liderança da Defensoria.

Durante seu discurso, Gasparini ressaltou o papel essencial da Defensoria Pública na prestação de assistência jurídica à população mais vulnerável. Ele destacou o crescimento significativo no número de atendimentos nos últimos dois anos, passando de aproximadamente 220 mil para 380 mil, abrangendo os 79 municípios do estado.

Expansão e desafios

Gasparini enfatizou que a Defensoria Pública vai além do atendimento às questões familiares, atuando também na defesa do consumidor, nos direitos da mulher e da criança, e na proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade social. “O trabalho da Defensoria Pública é resgatar essas pessoas, dar dignidade e levar justiça para quem mais precisa”, afirmou.

Nos últimos anos, avanços estruturais também foram alcançados. A Defensoria realizou concurso para servidores, nomeando mais de 180 profissionais. Além disso, foram empossados 15 novos defensores públicos substitutos, com a adição recente de mais cinco profissionais.

Para os próximos dois anos, o grande desafio da gestão é ampliar o acesso à justiça, alcançando comunidades ribeirinhas, quilombolas e aldeias indígenas. Também está entre as prioridades fortalecer as iniciativas voltadas à proteção das mulheres e da juventude. “Nosso objetivo é facilitar o acesso da população à Defensoria Pública, seja por meio das unidades, dos fóruns ou das plataformas digitais”, destacou Gasparini.

(Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Referência nacional

O vice-governador Barbosinha destacou a relevância da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, a segunda criada no país, ressaltando seu papel fundamental na administração da Justiça e na garantia de direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade.

“A Defensoria é imprescindível para a justiça social. Temos um fato histórico: uma candidatura única que representa o sentimento unânime dos defensores públicos do estado”, afirmou o vice-governador.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Empregos

Após feriadão, Funtrab reabre com 3,7 mil vagas de emprego em MS

Gado furtado de fazenda em Brasilândia é recuperado com a marca alterada

Consórcio Guaicurus apela ao STF e enrola processo que pede indenização de R$ 500 milhões

Presidente da Câmara de Ponta Porã diz que vendeu carro alvo de apreensão por dívida com banco

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus apela ao STF e enrola processo que pede indenização de R$ 500 milhões

Vaticano divulga primeiras imagens de Papa Francisco no caixão

Arcebispo Dom Dimas celebra missa em ação de graças pela vida e pontificado do Papa Francisco

stf

STF julga integrantes do ‘núcleo 2’ do golpe, ex-assessores de Bolsonaro

Últimas Notícias

Mundo

Morte de Papa tem coincidência incrível com número de carteirinha de sócio do San Lorenzo

Sincronicidade repercutiu nas redes sociais

Cotidiano

Prefeitura de Jardim oficializa situação de emergência após temporais e estragos

Trecho da BR-267 está interditado desde o dia 18 de abril

Política

Deputados votam projeto de remuneração para dirigentes de entidades assistenciais na Alems

A pauta também inclui a votação para recondução do Diretor-Presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis

Cotidiano

VÍDEO: Vidro da janela explode e atinge passageira de ônibus da linha 102 em Campo Grande

Passageira relata que o vidro quebrou sozinho durante o trajeto na Avenida Três Barras