Pular para o conteúdo
Cotidiano

Portabilidade de crédito promete taxas melhores, mas sempre vale a pena? Especialista responde 

Consultor financeiro explica o que levar em consideração na hora de optar pela transferência de débitos
Idaicy Solano -
freepik
Mulher faz contas em calculadora. (Ilustrativa, Freepik)

Está pagando caro no seu empréstimo ou ? A portabilidade de crédito pode ser uma solução estratégica para reorganizar as finanças, reduzir os juros e melhorar as condições do contrato. No entanto, optar pela transferência dos débitos exige atenção e uma análise minuciosa das taxas de juros, conforme esclarece especialista financeiro.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Segundo dados mais recentes do , em 2023, os pedidos de portabilidade de crédito no Brasil cresceram bastante. Foram 9,3 milhões, um aumento de 81,7% em comparação com 2022. Desse total, 3,5 milhões foram realmente concluídos, representando um crescimento de 84%. O valor total transferido nesses contratos foi de R$ 28 bilhões, 62,6% a mais do que no ano de 2022.

O que é portabilidade de crédito? 

A portabilidade de crédito permite ao consumidor transferir uma dívida de uma instituição financeira para outra, sem nenhum custo adicional. Na prática, o cliente pode buscar um novo banco, autorizado pelo Banco Central, e manifestar o interesse em migrar um contrato de crédito já existente. Se o novo banco aceitar o pedido, ele paga a dívida na instituição financeira antiga e torna-se o novo responsável pelo contrato, mantendo o valor que ainda falta pagar.

O consultor e educador financeiro Raphael Maciel explica que, na prática, a portabilidade é uma alternativa para obter melhores condições de pagamento, como, por exemplo, para quem busca juros mais baixos e prazos mais adequados. A modalidade também pode ser a solução para quem procura uma gestão financeira mais eficiente.

Segundo o Banco Central, o consumidor tem o direito de solicitar a portabilidade a qualquer momento, caso esteja em dia com o contrato original. Perfis com melhor histórico de crédito, como e aposentados com crédito consignado, tendem a obter condições mais vantajosas, segundo especialista. 

Quando a portabilidade vale a pena? 

A portabilidade de crédito é um recurso que deve ser usado com atenção aos detalhes contratuais, custos embutidos e impactos no longo prazo. Além disso, é fundamental que esse processo esteja alinhado a um planejamento financeiro.

O consultor financeiro alerta que, antes de solicitar a portabilidade, o cliente deve analisar o CET (Custo Efetivo Total) da operação atual e da nova proposta. O CET inclui todas as tarifas, impostos e seguros envolvidos, refletindo o custo real do crédito.

Outro ponto importante para considerar é a taxa de juros nominal, o prazo restante do contrato, eventuais garantias envolvidas, seguros embutidos e possíveis tarifas de cadastro exigidas pela nova instituição. “Esses fatores são fundamentais para entender se a portabilidade realmente trará economia”, frisa o especialista.

Maciel também ressalta que, segundo a regulamentação do Banco Central, o processo deve ser gratuito para pessoas físicas, ou seja, não pode haver cobrança de tarifas ligadas exclusivamente à portabilidade, como análise de crédito ou liberação de recursos.

“Ao comparar propostas, o consumidor deve ir além da taxa de juros aparente, avaliando o CET e verificando se a data de vencimento das parcelas está alinhada ao seu fluxo de caixa. É fundamental ler o contrato com atenção e solicitar simulações detalhadas para evitar surpresas, como cláusulas restritivas, exigência de garantias ou cobranças extras. Um risco comum é alterar a data de vencimento para um período desfavorável ou alongar excessivamente o prazo do contrato, o que pode resultar em maior pagamento de juros no longo prazo”, reforça.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Quais tipos de crédito posso transferir? 

Existem vários tipos de crédito que podem ser transferidos, caso sejam respeitadas as regras do Banco Central. As principais modalidades são o crédito consignado (com desconto direto em folha de pagamento, comum para servidores públicos, aposentados e pensionistas); financiamento imobiliário; empréstimos pessoais (com ou sem garantia de bens, como veículos ou imóveis); e o financiamento de veículos.

A taxa de juros na nova instituição é definida com base na análise de risco do cliente. Segundo o especialista, quanto melhor o score e o histórico financeiro, menores tendem a ser as taxas aplicadas.

Especialista cita vantagens

Raphael cita que uma das principais vantagens da portabilidade é a possibilidade de reduzir o valor das parcelas ou o prazo total do contrato. Além disso, se feita com cautela e atenção, também pode melhorar a organização financeira. 

Outro ponto positivo que o consultor avalia é que a portabilidade estimula a concorrência entre as instituições, resultando em condições mais justas para o consumidor, uma vez que precisam mostrar propostas atraentes para atrair os clientes. 

Como solicitar? 

Escolhida a instituição financeira, o processo de portabilidade se inicia com o cliente entrando em contato com o novo banco, que será responsável por todo o trâmite eletrônico com a instituição de origem. O prazo máximo do procedimento é de até sete dias úteis. 

O banco de origem deve responder em dois dias úteis, e a nova instituição tem até cinco dias úteis após essa resposta, para então concluir o processo.

A instituição original não pode negar a portabilidade, mas a nova instituição pode recusá-la com base na análise de crédito e no risco do cliente.

***

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fé entre gerações: Romance que nasceu em igreja no Zé Pereira é passada para filhos em Campo Grande

Homem com carga ilícita de 102 galões de agrotóxico em caminhonete é preso em Caarapó

Justiça solta homem que quebrou relógio histórico em atos golpistas

Inscrições para seleção em cursos de graduação gratuitos da IFMS seguem abertas

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Ex-gerente do Detran-MS que ‘sumiu’ estava preso por caso de violência contra criança

secretários israel

Secretários de MS embarcam nesta quinta-feira da Jordânia em voo de volta ao Brasil

Após CPI terminar em ‘pizza’, MP abre investigação sobre bets em Mato Grosso do Sul

Missa de Corpus Christi reúne milhares de fiéis católicos na Praça do Rádio Clube

Últimas Notícias

Famosos

Ícone da TV brasileira, Francisco Cuoco, morre aos 91 anos

Cuoco estava internado há 20 dias

Cotidiano

Enem 2025: candidatos têm até 27 de junho para efetuar pagamento da taxa de inscrição

Perdeu o prazo de pagamento da taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025? Ainda dá tempo! Isso porque o MEC (Ministério da Educação) estendeu o prazo até 27 junho, possibilitando mais tempo para os candidatos garantirem sua participação nas provas. A taxa é de R$ 85 e pode ser quitada por … Continued

Polícia

VÍDEO: Suspeito pede socorro a amigo durante confronto com polícia em Campo Grande

Dupla, que iria cometer um roubo, resistiu à abordagem e um deles foi morto

Esportes

Confira a escalação: Botafogo deve ter time mais defensivo para enfrentar poderoso PSG

Volante Allan pode ganhar vaga do atacante Mastriani para dar consistência defensiva para o Fogão diante dos atuais campeões europeus