Pular para o conteúdo
Cotidiano

Oficinas de culinária pretendem capacitar 2,8 mil pessoas em situação de vulnerabilidade em Campo Grande

O projeto de oficinas culinárias surge em resposta a um cenário de desemprego que afeta principalmente jovens e mulheres
Lethycia Anjos -
Oficinas de Culinária
Oficinas de Culinária (divulgação, PMCG)

Um novo projeto social da Prefeitura de promete transformar a realidade de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade. Intitulado “Oficinas de – Capacitando e Gerando Renda”, a regulamentação do programa está publicada na edição extra do Diogrande (Diário Oficial) desta segunda-feira (14).

Com foco na qualificação profissional, o projeto pretende capacitar 2.800 pessoas nas áreas de confeitaria e panificação, distribuídas pelas sete regiões e dois distritos da Capital.

A iniciativa está fundamentada na Lei Municipal nº 7.366/2024 e no Decreto nº 16.134/2025, que estabelecem diretrizes para ações sociais no município. A coordenação e execução será de responsabilidade da Secretaria Especial da Casa Civil. Já a execução seguirá os marcos legais da Lei de Licitações (14.133/2021) e do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (13.019/2014).

Capacitação como resposta ao desemprego

O projeto surge em resposta a um cenário de alta vulnerabilidade social e , que afeta principalmente jovens e mulheres, conforme apontado por estudos recentes da Pesquisa Socioassistencial de . Com o mercado de trabalho exigindo cada vez mais qualificação, o projeto visa oferecer uma porta de entrada para o emprego formal ou para o empreendedorismo na área alimentícia — setor em expansão no Brasil.

De acordo com a ABIP (Associação Brasileira da Indústria de Panificação) e o Sindipan (Sindicato da Indústria de Panificação), o setor de panificação e confeitaria emprega diretamente 700 mil trabalhadores e movimenta 1,7 milhão de empregos indiretos. Além disso, há uma alta demanda por profissionais qualificados.

Oficinas de Culinária com aulas práticas, teoria e degustação

Ao todo, serão 112 oficinas presenciais, com 25 alunos por turma, totalizando os 2.800 beneficiários. Cada oficina terá duração de 4 horas e abordará tanto teoria quanto prática, com degustação dos produtos produzidos. Os participantes receberão material didático individual e orientação sobre higiene, precificação, vendas e práticas sustentáveis com embalagens.

As aulas terão como ministrantes instrutores capacitados da Prefeitura ou contratados por meio de licitação, e ocorrerão em espaços designados pelo município, como por exemplo, o Instituto Mirim. Conforme o projeto, ao final da capacitação, todos os participantes receberão certificação.

Além das habilidades técnicas, o projeto também foca no desenvolvimento socioemocional dos participantes, estimulando competências como responsabilidade, controle emocional, iniciativa e trabalho em equipe.

Público-alvo e critérios de seleção

Podem participar das oficinas de culinária moradores de Campo Grande e distritos com idade mínima de 16 anos e que possuam NIS ou CPF. Caso o número de inscritos exceda as vagas, a seleção priorizará:

  • Mulheres chefes de família;
  • Jovens entre 16 e 29 anos;
  • Pessoas com deficiência.

A seleção baseia-se em documentação comprobatória. O projeto terá monitoramento contínuo, com questionários de avaliação, relatórios periódicos e supervisão por técnicos do Serviço Social da Prefeitura. Já a prestação de contas será feita no Diário Oficial e no Portal da Transparência.

Todos os participantes receberão orientações sobre boas práticas de manipulação de alimentos. A Prefeitura, no entanto, não se responsabiliza por acidentes fora das atividades do projeto ou pelo uso indevido das técnicas ensinadas.

Fique por dentro das vagas

Está em busca de oportunidades de trabalho ou é concurseiroParticipe do nosso grupo de Empregos & Concursos no Facebook. Atualizações diárias sobre principais concursos e vagas em Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Maracaju e demais cidades de MS.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Bolsonaro

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Últimas Notícias

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano

Polícia

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Leonardo viajou para Ribas do Rio Pardo a trabalho e familiares já realizavam buscas

Política

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

O anúncio de revogação feito pelo secretário de Estado diz que Moraes criou um “complexo de perseguição e censura”

Cotidiano

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

A atitude do sargento foi reconhecida por autoridades locais e pela população boliviana