Pular para o conteúdo
Cotidiano

Número de venezuelanos em MS cresceu 81% em 12 anos, diz Censo

Censo revela a dimensão do impacto da crise econômica enfrentada pela Venezuela
Priscilla Peres -
Venezuelanos se reúnem em manifestação neste domingo (29). (Foto: Divulgação)

O número de venezuelanos morando em ultrapassou a quantidade de imigrantes paraguaios, nos últimos 12 anos. A população do país vizinho cresceu exponencialmente, passando de apenas 16 para mais de 4 mil venezuelanos morando por aqui.

Os dados são do Censo 2022 do (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e revelam a dimensão do impacto da enfrentada pela Venezuela. No total, naturais de países estrangeiros vivendo em Mato Grosso do Sul passaram de 14,6 mil pessoas, em 2010, para 26.637 pessoas, em 2022, aumento de 81,5% no período.

A comparação entre os últimos dois Censos revela aumento no fluxo imigratório. A mudança consolida a Venezuela como a principal origem de imigrantes para MS, passando o número de paraguaios, que, em censos anteriores, tinham o maior contingente.

Além dos dois países, Mato Grosso do Sul tem contingente de moradores da Bolívia, do Haiti, da Colômbia e do Japão.

100 mil moradores imigrantes

Mato Grosso do Sul recebeu aproximadamente 116 mil pessoas vindas do exterior ou de outras unidades da Federação, sendo 106 mil imigrantes de outras unidades da Federação, enquanto cerca de 88 mil pessoas deixaram o Estado nos cinco anos anteriores ao Censo 2022.

Esse fluxo resultou em saldo migratório positivo de 17 mil pessoas. Desta forma, registrou-se 0,64% de acréscimo à sua população, 7ª maior taxa líquida de migração do país.

De acordo com o Censo Demográfico de 2022, Mato Grosso do Sul possui uma população de 2,73 milhões de
brasileiros natos, das quais 635.996 não nasceram no Estado. Entre esses moradores não naturais, a maioria é oriunda de (33,5%), seguida pelo Paraná (19,3%) e por Minas Gerais (5,8%).

Em contrapartida, 397.201 sul-mato-grossenses residem atualmente em outros estados do país, sendo os principais destinos: São Paulo (30,6%), Mato Grosso (24,4%) e Paraná (13,2%).

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Deputado cita Zambelli e vê ação da PF caminho para Bolsonaro não listar entre fugitivos do 8/01

‘Suprema humilhação’: após colocar tornozeleira, Bolsonaro diz que PGR não tem provas

Viúvo doa acervo pessoal de Paulo Gustavo para leilão; veja quais são os itens

pertences de eliza samudio

Na esperança de encontrar restos mortais, mãe recebe objetos de Eliza Samúdio

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

estátua

Suspeitos de sequestro e extorsão são soltos após audiência de custódia em MS

Últimas Notícias

Sem Categoria

Trio de pistoleiros invade residência no Paraguai e executa morador com 30 tiros

A identidade do homem assassinado ainda não foi confirmada pela Polícia Nacional

Mundo

Esposa tira sobrenome de CEO e exclui redes após flagra em show do Coldplay

Megan Kerrigan tirou o sobrenome de Andy Byron e excluiu perfil em rede social

Cotidiano

Bolsa Família injeta R$ 129 milhões em Mato Grosso do Sul e beneficia 190 mil famílias em julho

Os pagamentos do Bolsa Família iniciam nesta sexta-feira (18) e segue até o dia 31

Cotidiano

Beneficiários do INSS madrugam atrás de atendimento para receber ressarcimento

Só em Campo Grande, são 11 agências dos Correios habilitadas para atender aposentados e pensionistas