Pular para o conteúdo
Cotidiano

Nova dose não empolga e somente 12 crianças recebem vacina contra meningite em Campo Grande

A vacina meningocócica ACWY está liberada, desde terça-feira (1º), para crianças de 12 meses de idade
Lethycia Anjos -
Vacinação infantil é desafio no Estado. (Prefeitura de Corumbá)

Mesmo com a ampliação do esquema vacinal contra a meningite, a adesão à nova dose ainda segue baixa em Campo Grande. No primeiro dia da campanha, iniciada na terça-feira (1º), somente 12 crianças receberam a vacina meningocócica ACWY, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). A baixa adesão, no entanto, pode ser consequência do frio que atingiu sensação térmica de 1°C na terça-feira.

A ampliação ocorreu por determinação do Ministério da Saúde, que passou a ofertar, pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a vacina ACWY para crianças de 12 meses de vida. Até então, a imunização incluía duas doses da vacina meningocócica C. A vacina era aplicada aos 3 e 5 meses, com um reforço com a mesma fórmula aos 12 meses. Agora, o reforço passa a ocorrer com a vacina ACWY, que protege contra quatro sorogrupos da bactéria: A, C, W e Y.

Antes da mudança, a vacina ACWY abrangia apenas a adolescentes de 11 a 14 anos na rede pública. A vacinação ocorria em dose única ou reforço, conforme o histórico vacinal.

Em nota, a Sesau informou que as 74 unidades de saúde da Capital estão abastecidas com o imunizante, basta que os pais procurem as unidades.

“Todas as salas de vacina estão abastecidas com o imunizante. Ele já fazia parte da rotina vacinal de adolescentes”, informou a pasta em nota.

Cobertura abaixo da meta

Em 2025, Mato Grosso do Sul já registrou 25 casos de meningite em crianças de 0 a 11 anos, de acordo com dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde). Já a vacina até então liberada, a meningocócica C, atingiu uma cobertura vacinal de 82% em Campo Grande. Número ainda abaixo da meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde.

A meningite é uma inflamação das meninges — membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal — e pode ter diversas causas, incluindo bactérias, vírus, fungos, parasitas ou até fatores não infecciosos, como metástases, lúpus, reações a medicamentos e traumas.

Conforme o Ministério da Saúde, as meningites bacterianas tendem a ser mais frequentes nos meses de outono e inverno. Já as virais predominam na primavera e no verão.

Quem deve tomar a vacina contra meningite?

O Ministério da Saúde esclareceu que crianças que já receberam as duas doses da vacina meningocócica C e o reforço aos 12 meses com o mesmo imunizante não precisam tomar a ACWY neste momento. Já aquelas que ainda não receberam a vacina aos 12 meses podem receber diretamente a dose da ACWY como reforço.

Dados do Ministério apontam que, em 2025, o Brasil já confirmou 4.406 casos de meningite. Desses, 1.731 são do tipo bacteriana, 1.584 do tipo viral e 1.091 de outras causas ou de origem não identificada. Além da meningocócica ACWY, outras vacinas ofertadas pelo SUS, como BCG, penta e as pneumocócicas 10, 13 e 23-valente, também contribuem para prevenir algumas formas de meningite.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jovens denunciam pai de santo por drogar e abusar sexualmente em terreiro de Campo Grande

Por um trânsito mais seguro, projeto social faz oração na Avenida Afonso Pena

Ary Fontoura diz que ‘cumpriu sua tarefa’ ao citar relacionamentos

Empreendedores e agricultores já podem se inscrever para vender no mercado da UFMS

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Enchentes e deslizamentos matam 17 pessoas na Coreia do Sul

Últimas Notícias

Brasil

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

Licença do parlamentar, que está nos EUA, termina neste domingo (20)

MidiaMAIS

Com R$ 30 mil em prêmios, Festival Universitário da Canção UFMS abre inscrições

Interessados devem se inscrever em apenas uma de 3 categorias: Canção Popular Regional, Canção Popular Urbana e Canção de Câmara

Brasil

Além da proibição de entrada nos EUA, autoridades brasileiras podem ter bens confiscados

Lei Magnitsky prevê sanções como bloqueio de bens, sejam imóveis, sejam ativos financeiros nos EUA e países aliados

Mundo

Novo ataque perto de centro de distribuição de alimentos deixa 73 mortos na Faixa de Gaza

Disparos israelenses próximo a centros de distribuição de alimentos se tornaram rotina