O fim de semana foi de alerta em todo o país, após a confirmação de um caso de gripe aviária no Rio Grande do Sul, e no Mato Grosso do Sul a situação é a mesma. Produtores e autoridades estão em atenção, reforçando os cuidados e apreensivos com os desdobramentos.
A notícia cai como uma bomba no país, que é um grande exportador de aves. Mato Grosso do Sul é o 6º no ranking dos estados, sendo responsável atualmente por 4,1% da receita brasileira com exportações (US$ 2,47 bilhões), no primeiro trimestre de 2025.
Diretor-presidente da Iagro/MS, Daniel Ingold, afirma que a confirmação da gripe aviária em uma galinha doméstica, em 2023, treinou a equipe para este momento. Então, as equipes estão em campo, visitando produtores e em alerta.
“Estamos em vigilância constante e levando o máximo de informações corretas aos produtores do Estado, mas apreensivos com a repercussão e impactos para a economia”, explica Ingold.
Presidente da Avimasul MS, Franciele Corneli, destaca que o setor estava reunido na sexta-feira (16), quando a notícia chegou. Desde então, os cuidados com biossegurança foram redobrados. “Estamos nos preparando para esse momento há muito tempo”, destaca ela, visto que a gripe aviária é um problema sanitário global.
Impactos na economia
Mais de 10 países decidiram suspender as importações de carne de aves do Brasil, entre elas a China, que é o principal parceiro comercial de Mato Grosso do Sul. União Europeia, Argentina, Uruguai, Chile, Médico, Africa do Sul, Canadá e outros integram a lista.
Em quatro meses de 2025, a China comprou 9,7 mil toneladas de carne de frango de Mato Grosso do Sul. Isso significa que o país é responsável pela importação de 16,4% de toda a produção do Estado que vai para o exterior.
De janeiro a abril, a venda de carne de aves para a China rendeu 22 milhões de dólares ao Estado, segundo dados do boletim Casa Rural. Entre janeiro e abril, Mato Grosso do Sul abateu 57,5 milhões de animais e representou queda de 4% em relação aos 60,1 milhões de animais abatidos em igual período de 2024.
A boa notícia é que alguns países, como o Japão, aderiram à regionalização do caso. Isso significa que deixaram de importar carne de aves apenas do Rio Grande do Sul. Japão é o segundo país que mais compra aves do Mato Grosso do Sul.
Consumo de carne e ovos é seguro
O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) esclarece que não há risco de transmissão da doença pelo consumo de carne de aves ou ovos devidamente inspecionados e preparados. O nutricionista Emerson Duarte destaca que a gripe aviária não é transmitida por meio da ingestão de produtos avícolas.
“A população pode continuar consumindo carne de frango e ovos com total segurança, desde que sejam adquiridos de fontes confiáveis e preparados adequadamente”. Duarte reforça ainda que produtos como frango assado, cozido, grelhado ou ovos devidamente preparados são absolutamente seguros.
A transmissão da IAAP ocorre principalmente pelo contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas, ou por secreções contaminadas, e não envolve o consumo de alimentos. “O risco de infecção para a população em geral é considerado praticamente nulo”, afirma o especialista.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!