Pular para o conteúdo
Cotidiano

Moradores reclamam de lixo jogado em terreno ao lado do Guanandizão e temem pela segurança no local: ‘Não temos paz’

Segundo moradores, o problema com lixo é recorrente na região
Idaicy Solano, Layane Costa -
Moradores reclamam de lixo descartado em terreno na Vila Nhanha (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

Moradores da Vila Nhanha denunciam terreno localizado na esquina da Rua Travessa do Touro e da Avenida Ernesto Geisel, que virou depósito de lixo. Além do lixo espalhado, vizinhança também teme a segurança, pois há relato de usuários em situação de rua utilizando o espaço para guardar fiação roubada.

No local, foi encontrado uma grande quantidade de lixo doméstico, marmitas de isopor, capas de cabos de fio de cobre, sofá, carteiras de cigarro vazias, copos plásticos e garfinhos descartados irregularmente a céu aberto.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Um frequentador do ginásio Guanandizão, que fica ao lado do terreno, de 70 anos, disse a reportagem que o problema com o descarte irregular de lixo é recorrente na região, assim como a queima de fios de cobre. “Sempre vejo gente jogando lixo ali. Mas queimar fio, eles queimam na beira do córrego”.

Um idoso, morador do bairro há cerca de 51 anos, relatou que recentemente uma pessoa começou a cuidar do terreno, e a vizinhança passou a ‘brigar’ com os responsáveis pela sujeira. A ação surtiu efeito e melhorou a situação, mas o morador conta que começaram a jogar o lixo na beira do córrego. “Agora estão jogando mais na beira do córrego. Até dentro do terreno que está fechado eles jogavam antes”.

Uma cuidadora de idosos, de 54 anos, reclama que a situação está crítica, tanto na questão de higiene, por conta do descarte irregular de lixo, quanto na .

“A gente não tem mais paz. Inclusive, já fomos vítimas de roubos dos fios e eles vendem por aqui mesmo. Eles roubam e escondem dentro desse lote e andam com faquinha. Está muito perigoso! Esse lote está sendo depósito de lixo”, denuncia.

O que diz a Prefeitura de Campo Grande?

Procurada pela reportagem, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) informou que equipes da secretaria estão realizando a limpeza das margens do córrego Anhandui, na Avenida Ernesto Geisel e Tirson de Almeida.

A secretaria também reforça que a população colabore fazendo a denúncia de quem joga lixo e entulho em local proibido, através do telefone 153, para acionar a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Metropolitana.

Em relação aos moradores em situação de rua e usuários, a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) reforça que desenvolve o trabalho social de abordagem por meio do SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social) para ofertar serviços e acolhimentos da Rede de Assistência Social nas sete regiões do município. Além da busca ativa, a assistência social reforça que a população pode denunciar pessoas em situação de rua pelos telefones (67) 99660-6539 e 99660-1469.

Vale ressaltar que as pessoas em situação de rua abordadas podem optar por aceitar ou não o acolhimento. “Durante as abordagens do SEAS já foi verificado que muitas pessoas que ficam nos semáforos da Avenida Ernesto Geisel, residem em casas do bairro e optam por ficar nas ruas para complementar a renda. No caso dos usuários de substâncias psicoativas, quando abordados pelos SEAS, muitos recusam o acolhimento em comunidades terapêuticas alegando a dificuldade, no momento, de iniciarem um tratamento”, informa a secretaria.

A reportagem também procurou a Guarda Civil Municipal para falar sobre a segurança pública na região e aguarda um retorno.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“O mundo ainda não está preparado para viver sem o petróleo”, diz Lula

santa casa

Homem é ferido a tiros na MS-441 por desconhecido escondido em milharal

Palmeiras vence Al Ahly no Mundial em jogo interrompido por risco de tempestade

Mais de 80% do modelo de arma usado por criança que matou a mãe está nas mãos de civis em MS

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Ex-gerente do Detran-MS que ‘sumiu’ estava preso por caso de violência contra criança

secretários israel

Secretários de MS embarcam nesta quinta-feira da Jordânia em voo de volta ao Brasil

Após CPI terminar em ‘pizza’, MP abre investigação sobre bets em Mato Grosso do Sul

VÍDEO: Motociclista é socorrido desacordado após furar preferencial e bater em ônibus no Tiradentes

Últimas Notícias

Cotidiano

Missa de Corpus Christi reúne milhares de fiéis católicos na Praça do Rádio Clube

Após a missa, fiéis seguem em procissão pelas ruas onde foram confeccionados os tapetes litúrgicos, juntamente com o Arcebispo Dom Dimas Barbosa, que conduzirá o 'Santíssimo Sacramento'

Cotidiano

Mulher é conduzida para delegacia após ocupação em área particular no Jardim Centenário

As famílias chegaram ao local às 07h

Cotidiano

Banho de São João deve reunir 15 mil pessoas por noite em Corumbá

Programação do arraial une devoção, celebração, muita música e tradições na cidade pantaneira

Política

Quer participar? Confira como dar sua opinião sobre os ônibus na CPI do Consórcio Guaicurus

Usuários poderão dar a opinião sobre o serviço de transporte coletivo na CPI promovida pela Câmara de Vereadores de Campo Grande