Pular para o conteúdo
Cotidiano

Monitoramento da Conab mostra cenário positivo para segunda safra em Mato Grosso do Sul

Condições climáticas contribuíram para o bom desenvolvimento das lavouras de algodão plantadas em dezembro, que estão iniciando a abertura dos primeiros capulhos
Osvaldo Sato -
Segundo a Conab, colheita na região sul do Estado já foi concluída. (Foto: Ilustrativa, Embrapa)

O Boletim de Monitoramento Agrícola da (Companhia Nacional de Abastecimento) de maio de 2025 revela um panorama detalhado da 2024/25 de verão e inverno no Brasil.

O relatório abrange o período de 1º a 21 de maio. Ele destaca as condições climáticas, o desenvolvimento das lavouras e o avanço da colheita em diversas regiões do país. Incluem-se informações específicas sobre .

De forma geral, quanto à precipitação e umidade do solo na região Centro-Oeste, registraram-se baixos volumes de chuva em áreas do Estado. Isso amenizou a perda de umidade no solo e favoreceu os cultivos de segunda safra, principalmente os mais tardios.

Assim, a umidade no solo foi suficiente para o desenvolvimento dos cultivos de segunda safra. Ela também foi suficiente para os de inverno na maioria das áreas. Isso se deve ao acumulado de chuvas do mês anterior e temperaturas mais amenas.

Na cultura do algodão, na região norte de Mato Grosso do Sul, as condições climáticas contribuíram para o bom desenvolvimento das lavouras de algodão plantadas em dezembro. Elas estão iniciando a abertura dos primeiros capulhos. Na região nordeste do Estado, a desfolha dos primeiros talhões deve ocorrer na próxima semana, enquanto na região sul a colheita já foi concluída.

Já para a cultura do milho de segunda safra, apesar dos baixos volumes de chuva registrados, as lavouras em Mato Grosso do Sul ainda contam com boa umidade no solo. Isto é essencial para seu desenvolvimento.

Do mesmo modo, após a ocorrência de chuvas, observa-se a continuidade da semeadura do trigo. A queda das temperaturas durante o período noturno favoreceu o perfilhamento das lavouras implantadas em meados de abril.

Cenário nacional

Segundo o boletim, o início de maio se destacou pelo tempo seco no Centro-Sul do Brasil. Houve poucas chuvas no Sudeste e Centro-Oeste. Isso resultou em menor umidade do solo. No Matopiba, as chuvas também foram reduzidas e concentradas no início do mês. Contudo, a umidade foi suficiente para o desenvolvimento do milho segunda safra na maioria das áreas.

Os maiores volumes de chuva ocorreram no norte da Região Norte, no , e na faixa leste do Nordeste. Essa condição climática favoreceu a semeadura e o desenvolvimento inicial do feijão e milho terceira safras. A região beneficiada foi o Sealba (Sergipe, Alagoas e o nordeste da Bahia).

O boletim completo pode ser acessado no site da Conab para mais detalhes sobre o monitoramento agrícola da safra 2024/25.

***

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atual de Belo diz ter recusado cantor em investida inicial: ‘Deus me livre’

Morto em atentado no Jardim Aeroporto já tinha sofrido tentativa de homicídio em 2014

homem celular ameaçado

Cuidado: 54% das tentativas de golpes ocorreram por SMS nos últimos meses, aponta pesquisa

Exames de Bolsonaro apontam quadro de pneumonia viral, diz médico

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

Baleado foi pego de surpresa, relatam vizinhos no Jardim Aeroporto

Últimas Notícias

Cotidiano

Após um ano, ONG que mantinha 350 animais em situação insalubre volta a ser alvo de denúncias

Em 2024, a dona da ONG localizada no bairro Coronel Antonino foi autuada por maus-tratos

Esportes

Jon Jones se aposenta do UFC aos 37 anos com 12 defesas de cinturão e muitas polêmicas

Jones se aposenta como o atual campeão dos pesos pesados

Polícia

Vídeo flagra homem nu sendo espancado com pá na Avenida Fábio Zahran

Vítima foi encontra nua, desorientada e ensanguentada próximo a um supermercado atacadista

Polícia

Jovem de 21 anos causa confusão e foge após perseguição policial no Centro de Dourados

Ao ser abordado pela polícia, jovem jogou carro em direção aos agentes e fugiu em alta velocidade