O MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) alertou, via nota oficial, para fake news envolvendo o benefício do Bolsa Família. Segundo a pasta, não está sendo realizada nenhuma ação de cadastramento ou atualização cadastral por biometria nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para as famílias beneficiárias.
Conforme o MDS, “notícias falsas têm circulado na internet e nas redes sociais afirmando que as famílias devem ir ao CRAS para cadastrar a biometria, alegando que se trata de um procedimento obrigatório. Essa informação é falsa”.
A pasta ainda reafirmou que os canais oficiais de comunicação com as famílias são as mensagens nos extratos bancários e no app do Bolsa Família. Caso seja adotada qualquer estratégia adicional, como, por exemplo, envio de SMS ou mensagens via WhatsApp, haverá uma notificação massiva sobre a adoção do novo canal de comunicação.
Em caso de dúvida, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria pelo Disque Social 121 ou buscar informações nos canais oficiais, como o portal e as redes sociais do ministério.