Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra maior número de conflitos no campo em 10 anos

Com 132 casos, o Estado ocupa a 5ª posição no ranking nacional de conflitos rurais
Murilo Medeiros -
Moradores da Aldeia Amambai, durante sepultamento de indígena (Foto: Marcos Morandi, Midiamax)

é o 5° estado do Brasil que mais registrou conflitos no campo em 2024. Foram 132 ocorrências contra 13.906 famílias, maior número nos últimos 10 anos. Os dados foram divulgados no 39° relatório sobre o tema, produzido pela Comissão Pastoral da Terra. 

O Estado apresenta número crescente de violência no campo desde 2015, quando foram registrados 62 casos. Em 2023 foram 130 ocorrências e, em 2024, mais duas foram registradas, totalizando 132. As principais vítimas, segundo o relatório, foram povos indígenas (84%), ribeirinhos (12%) e sem terra (4%). Duas pessoas foram assassinadas no campo sul-mato-grossense em 2024.

Causas dos conflitos

A principal causa de violência foram conflitos por terra, com 99 registros. O número é pouco menor que em 2023, quando foram registradas 116 ocorrências. Disputas por água causaram 14 conflitos, que afetaram 4.921 famílias. A maior parte desses conflitos (80%) está relacionada à diminuição de acesso à água.

As principais comunidades afetadas são os quilombolas (50%), indígenas (21%), ribeirinhos (21%) e camponeses (7%). Mesmo assim, os povos indígenas são as principais vítimas de conflitos no campo por água em Mato Grosso do Sul. A população dessas comunidades é maior, representando 86.5% das pessoas afetadas.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

O relatório registra 268 casos de violência contra pessoas no campo em Mato Grosso do Sul. Todas as vítimas são indígenas. Foram 54 tentativas de , 52 agressões, 50 ocorrências classificadas como terrorismo e 10 contaminações por agrotóxico.

Duas pessoas foram assassinadas no campo ano passado no Estado. Em setembro, Neri Ramos, indígena do povo Guarani Kaiowá de 23 anos, foi assassinado em . Em dezembro, Argemiro da Silva Escalante, rezador Guarani e Kaiowá de 74, morreu no município de . O caso foi denunciado como intolerância religiosa por uma ONG indígena.

Dados nacionais

O Brasil registrou 2185 conflitos no campo em 2024. O número de mortes foi o menor da série histórica: 13 casos. A maioria dos conflitos também foi por terra (78%), depois por água (22%), por questões trabalhistas (6%) e por resistência dos povos (4%).

Fonte: Cedoc-CPT

O Estado com mais registros de conflitos no campo é o Maranhão, seguido do Pará, Bahia, Amazonas e, em 5° lugar, Mato Grosso do Sul. O relatório também registra aumento de 113% no número de incêndios e 19% de desmatamento, com relação ao ano anterior.

Foi registrada diminuição de casos de trabalhadores resgatados do trabalho escravo rural no Brasil, com relação a 2023, que registrou o maior número da última década: 2.663. Em 2024, foram 151 casos de trabalho escravo no campo e 1.622 de pessoas resgatadas. Contudo, o relatório alerta que este dado pode ser devido à dos auditores fiscais do Trabalho, iniciada em março do ano passado.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

35 mil fiéis celebram Corpus Christi com fé e emoção em Campo Grande

VÍDEO: ‘Fim do pesadelo’, diz secretário de MS em viagem de volta ao Brasil

Com aeronave, bombeiros resgatam idoso com problemas respiratórios no Pantanal

Marcha para Jesus mantém tom político com milhares de pessoas em SP

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Ex-gerente do Detran-MS que ‘sumiu’ estava preso por caso de violência contra criança

VÍDEO: ‘Fim do pesadelo’, diz secretário de MS em viagem de volta ao Brasil

35 mil fiéis celebram Corpus Christi com fé e emoção em Campo Grande

Carreta pega fogo na MS-134 após vazamento de combustível

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista morto e passageira que ficou em estado grave na BR-463 são de Fortaleza

Mulher está internada em estado grave

Cotidiano

Celebração de Corpus Christi homenageia padre indiano que evangelizou por 36 anos em Campo Grande

No Brasil, padre Jesudhas se tornou vigário em Campo Grande em 1990

Cotidiano

VÍDEO: Conheça o porco que produz carne vermelha similar à de boi

Valorizada e considerada especial

Cotidiano

Dom Dimas destaca Eucaristia como pão da vida e da esperança em homilia marcante no Corpus Christi

Arcebispo também destacou a alegria em ver a participação das famílias e comunidades