A partir da próxima segunda-feira (17), 150 servidores do Mais Social vão realizar busca ativa nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul para identificar pessoas em situação de vulnerabilidade e que estão fora dos programas sociais. Os funcionários irão passar de casa em casa, atrás de possíveis candidatos a receberem auxílio do governo, que atendam aos requisitos mínimos. O intuito é fazer de Mato Grosso do Sul o 1º estado do País a erradicar a extrema pobreza.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
De acordo com a titular da Sead (Secretária de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), Patrícia Cozzolino, a busca ativa será viabilizada por meio do mapeamento feito pela pasta, em parceria com a Segem/Segov (Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo), que mostra onde estão as pessoas em situação de vulnerabilidade.
A secretaria revela que foi constatado 40 mil pessoas que viviam com menos de R$ 209 mensais per capita, ou seja, vivem em situação de extrema pobreza. “Fomos incluindo essas pessoas nos programas sociais, mas ainda existem 17 mil nessa situação. Elas eram chamadas de ‘invisíveis’, mas agora nós já localizamos essas pessoas por georreferenciamento. Vamos até a casa delas para dar essa oportunidade de mobilidade social”.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2023 a extrema pobreza em Mato Grosso do Sul caiu 25%, passando de 2,7% para 2% – um dos menores índices do País.
Os servidores irão às ruas portando tablets e identificados com crachás e coletes. Durante o atendimento, eles vão bater de casa em casa fazendo o pré-cadastro dos moradores que se enquadrarem para receber o benefício. Os servidores vão se revezar no trabalho de busca ativa para não prejudicar o atendimento na sede do programa.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.