Inmet emite alerta de chuvas intensas para 22 municípios de Mato Grosso do Sul

Área norte do Estado tem chuvas fortes enquanto região sul enfrenta baixa umidade

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Imagem Ilustrativa (Ana Laura Menegat, Midiamax)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu, na tarde desta quinta-feira (9), alerta de chuvas intensas, com perigo potencial, para 22 municípios de Mato Grosso do Sul. Conforme o texto, o período de precipitações deve ser encerrado amanhã, dia 10 de janeiro, por volta de 10h.

O alerta prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Confira a lista de cidades que estão sobre alerta de chuvas intensas no Estado: Água Clara; Alcinópolis; Aparecida do Taboado; Aquidauana; Camapuã; Cassilândia; Chapadão do Sul; Corumbá; Costa Rica; Coxim; Figueirão; Inocência; Ladário; Miranda; Paraíso das Águas; Paranaíba; Pedro Gomes; Porto Murtinho; Rio Negro; Rio Verde de Mato Grosso; São Gabriel do Oeste; e Sonora.

Contraste com outras cidades

Nos outros 57 municípios do Estado, porém, a situação é contrária. As cidades estão sofrendo com as altas temperaturas e a baixa umidade, também, que agrava a sensação de calor e pode provocar inúmeros quadros de desidratação, desmaios e outras condições de saúde.

Grande parte de Mato Grosso do Sul, de acordo com o Inmet, está com alerta de baixa umidade. Em Campo Grande, por exemplo, temperatura máxima, nesta quinta-feira, pode atingir mais de 33°C, com possibilidades de pancadas isoladas de chuvas durante a noite.

Porto Murtinho que, ontem (8), foi considerada a cidade mais quente de Mato Grosso do Sul, juntamente com Amambai, tem previsão de máxima de 42°C e 35°C, respectivamente.

São instruções do Instituto:

  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193);
  • Beba bastante líquido;
  • Evite desgaste físico nas horas mais secas;
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Conteúdos relacionados

Fronteira em Ponta Porã