Equipes do IHP (Instituto Homem Pantaneiro) e da PMA (Polícia Militar Ambiental) instalaram câmeras de monitoramento na região do Touro Morto, local onde o caseiro Jorge Ávalo foi morto por uma onça, no dia 21 de abril.
O 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental informou que as câmeras foram instaladas em pontos estratégicos para monitorar os animais, prevenir incidentes e combater crimes ambientais, como a caça e a ceva proibidas.
O biólogo Sergio Barreto, integrante do IHP, participou do trabalho, indicando os pontos de frequência de captura de animais silvestres nas câmeras de monitoramento.
Turismo selvagem
A PMA ressalta aos turistas e ribeirinhos sobre os cuidados com a segurança ao avistar animais na natureza. “Ao avistar animais silvestres, mantenha distância. Não são animais de estimação. Em hipótese alguma alimente esses animais. Além de ser crime ambiental, conforme prevê a legislação, essa prática pode causar impactos negativos ao comportamento dos animais e ao equilíbrio ecológico.”
Onça permanece no CRAS
A onça que teria atacado, matado e comido parte do caseiro no Pantanal de Aquidauana, na região do Touro Morto, permanece no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) de Campo Grande. O animal, um macho de 94 quilos, é considerado magro para a espécie.
Além disso, a onça foi capturada com problemas de saúde, debilitada e está sob cuidados por ter sido encontrada ‘combalida’.
“O animal apresenta desidratação, alterações hepáticas, renais e gastrointestinais. Para concluir o diagnóstico do estado de saúde, os veterinários aguardam laudos e resultados de exames complementares – de raio-x, ultrassom e hemograma – para uma melhor avaliação”, aponta a nota.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.