O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul confirmou ao Midiamax, nesta quinta-feira (6), que a licitação para a recuperação da estrutura da Igreja São Benedito, localizada na Comunidade Quilombola Tia Eva, será realizada ainda neste ano. Uma equipe da Defesa Civil interditou o local nesta semana e colocou uma fita na frente, devido a uma rachadura enorme que pode fazer a parede ceder a qualquer momento.
Dessa forma, moradores da comunidade foram alertados a não se sentarem na frente, já que muitos aproveitavam a sombra e tinham o hábito de ficar ali, além das crianças que brincavam nas proximidades. Em nota, a Fundação de Cultura do Estado reafirmou o compromisso com a preservação do patrimônio histórico e afirmou que a estrutura não oferece nenhum risco para a população. Os trâmites legais para o processo licitatório estão sendo finalizados, conforme o comunicado.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
“A Defesa Civil veio aqui e colocou a fita, principalmente pelo risco de queda da parede. É para não deixar o pessoal sentar na frente, para evitar uma tragédia maior, caso a parede caia. A rachadura está bem grande. Vamos aguardar para ver o que o município e o Estado vão fazer pela gente”, afirmou o administrador e presidente da Associação dos Descendentes da Tia Eva (AD-Tia Eva), Ronaldo Jeferson da Silva, de 43 anos.

Conforme Silva, a rachadura aumentou muito nos últimos dias, e o risco de queda é grande, principalmente porque a viga do telhado cedeu e “está empurrando a parede da frente para fora”. “Foi por isso que isolaram a área, e com essa chuvarada, pode ceder a qualquer momento. E, como falei, tem crianças que brincam ali, além das pessoas que costumavam sentar na frente”, disse.
Sobre a restauração, o presidente diz que também aguarda que seja feita o mais rápido possível. “Até porque o projeto começou em 2019 e, em 2021, já estava pronto. Agora já estamos em 2025 e nada”, lamentou.
Deputado pede agilidade
O deputado estadual Pedro Kemp (PT) apresentou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, em sessão de hoje, um pedido de informações ao Governo do Estado sobre as medidas adotadas para reparar os danos da cobertura, forro e telhas da igreja.
Durante a fala, o parlamentar alertou para os riscos na estrutura e relembrou o desabamento da Igreja São Francisco, em Salvador (BA), na última quarta-feira, em que uma turista morreu. Ele ainda destacou que a igreja em Campo Grande faz parte da história da cidade. “Uma igreja centenária e patrimônio cultural da nossa Capital”, afirmou.
(Por Marcus Moura e Thalya Godoy)
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.