Pular para o conteúdo
Cotidiano

Frio congelante exige uso do método cebola com crianças, entenda

Para adaptar a roupa ao clima e à criança, pediatras dão uma dica importante: o método cebola
Priscilla Peres -
Frio volta a atingir MS (Foto: Marcos Morandi, arquivo Midiamax)

enfrenta uma forte frente fria nesta semana, com temperatura de 0°C em algumas cidades. E, se para os adultos é difícil enfrentar o , imagine para as crianças. Os pequenos sentem frio igual, mas nem sempre sabem se expressar e por isso, exigem atenção redobrada.

Médicos pediatras afirmam que crianças sentem frio e assim como os adultos, mas reagem de maneiras diferentes. Nem sempre elas sabem se expressar sobre a temperatura, e pais e responsáveis precisam ficar atentos a alguns sinais.

Crianças com frio costumam apresentar extremidades geladas, como pés e mãos. Os lábios também tendem a ficar roxos, quando a temperatura corporal está muito baixa. Outro cuidado importante é sobre a hidratação, já que a tendência é ingerir menos água quando está frio, e crianças, assim como idosos, podem desidratar muito rápido.

A boa notícia é que, por serem agitadas, tendem a se esquentar mais rápido. Para adaptar a roupa ao clima e à criança, pediatras dão uma dica importante: o método cebola.

Método cebola

Em alusão ao legume, que é formado por camadas, o método defendido por pediatras é justamente o de vestir crianças imitando numa cebola; ou seja, colocar camadas de roupas, de modo que a criança fique aquecida, mas consiga se adaptar ao clima. Por exemplo, é possível colocar uma camiseta, seguida de uma blusa de manga comprida, uma lã e um casaco corta-vento. Tocas, luvas, meias e roupas térmicas também são importantes aliados em dias de muito frio.

Outra dica importante é manter sapatos fechados e quentinhos nos pés, já que as crianças tendem a querer tirar e ficar descalças. Ao Jornal UOL, a médica Rafaella Gato, especialista em pediatria pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), explica o que é a técnica e por que tantos especialistas a recomendam.

“Como não somos um país acostumado a baixas temperaturas, nosso guarda-roupa não está preparado para quedas térmicas severas, como a que aconteceu na última semana. Por isso aconselhamos que os pais, em vez de comprarem novas peças para proteger os filhos do frio, usem diversas roupas para garantir o agasalhamento deles”.

Outro benefício do método cebola é retirar as peças se a temperatura subir ou a criança sentir calor após atividades. Segundo a médica, o ideal é utilizar tecidos não sintéticos, normalmente de algodão ou de uma malha mais macia para vestir as crianças, a fim de evitar alergias e problemas respiratórios.

Frio causa gripe?

Nada mais difundido na sociedade do que a crença de que crianças expostas a algum tipo de friagem ficam doentes. Apesar de ferrenhamente defendida pelos avós, a afirmação não é verdade. Não é o frio que causa gripes e resfriados.

Doenças respiratórias são causadas por vírus. Acontece que, no frio, a tendência é de permanecer em locais fechados, com pouca ventilação de ar, isto é, mais expostos aos vírus.

Outro agravante para as crianças é o contágio, já que elas costumam tossir e espirrar (sem tampar a boca com a mão, por exemplo). E, também, dificilmente lavam as mãos com a frequência necessária ou usam álcool em gel. Essas práticas aumentam a disseminação de vírus em ambientes fechados, ou seja, deixando crianças mais suscetíveis às doenças.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

Últimas Notícias

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano

Polícia

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Leonardo viajou para Ribas do Rio Pardo a trabalho e familiares já realizavam buscas

Política

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

O anúncio de revogação feito pelo secretário de Estado diz que Moraes criou um “complexo de perseguição e censura”