Pular para o conteúdo
Cotidiano

Fraude no INSS: idosos já procuram ajuda nos Correios, mas atendimentos só começam em 30 de maio

Os funcionários dos Correios, que atenderão este público, passarão por treinamento a partir do dia 26
Jennifer Ribeiro -
Agência dos Correios em Campo Grande. (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Nesta quinta-feira (22), o anunciou que os começarão a atender presencialmente aposentados e pensionistas do (Instituto Nacional do Seguro Social) que podem ter sido vítimas de descontos não autorizados realizados por entidades associativas.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Após o anúncio, alguns idosos já procuraram agências dos Correios em , mas os atendimentos só começarão em 30 de maio. Isso porque os funcionários dos Correios, que atenderão este público, passarão por treinamento a partir do dia 26.

“O senhor que veio aqui hoje procurou nossa ajuda, mas apenas orientamos dizendo que ainda não temos os suportes necessários, não temos nada no sistema. Ela [decisão] é recente, ainda teremos treinamento”, pontuou um funcionário ao Jornal Midiamax.

O governo sugere que estes atendimentos sejam considerados como última alternativa, já que eles foram pensados para ajudar “os mais vulneráveis” e os que “têm dificuldade de acesso à tecnologia”. As formas de atendimento preferencial ainda são o aplicativo e o site Meu INSS, além da central telefônica 135.

Como vai funcionar?

Para ser atendido em uma agência dos Correios, o aposentado ou pensionista precisa apenas de um documento de identidade. Em casos de pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção, é possível que uma terceira pessoa compareça ao local, desde que tenha uma procuração.

Nessa parceria, o papel dos Correios será identificar se o aposentado ou pensionista sofreu descontos mensais, qual foi a entidade responsável, protocolar o pedido de informações adicionais, informar o INSS sobre esse pedido e orientar o beneficiário sobre como realizar a contestação e solicitar o ressarcimento.

Após a realização da consulta presencial e cumprido o prazo de 15 dias úteis para análise e apresentação da documentação por parte da associação, a pessoa poderá retornar à agência para validar ou contestar a resposta apresentada pela entidade.

A lista de todas as agências que prestarão esse atendimento estará disponível nos sites dos Correios e do INSS, além do telefone 135.

Idosos enfrentam ‘apuros’

Neste mês, o Jornal Midiamax mostrou a dificuldade dos idosos com o aplicativo do INSS. Acostumados com atendimento presencial e com inúmeros problemas com tecnologia, seguir as ordens do INSS pode ser muito difícil.

E claro que todo mundo que convive minimamente com algum idoso sabe que mexer em aplicativos não é o forte deles, mesmo naqueles que parecem intuitivos. Diante disso e da notícia dos descontos indevidos, muitos enfrentaram verdadeira maratona.

Sem conseguir resolver pelo aplicativo, muitos idosos têm ido ao INSS, mas dão com a “cara na porta”, já que o atendimento por lá é exclusivamente agendado. O ideal é sempre buscar ajuda confiável e não entrar em nada que não seja oficial.

Alerta de golpes

O próprio INSS alerta para o risco de golpes e ressalta que não faz ligações nem envia SMS, e-mail, mensagem de WhatsApp, ou faz outro tipo de contato além dos oficiais para informar sobre o reembolso.

O contato oficial com os beneficiários do INSS será feito exclusivamente por meio de notificação no aplicativo Meu INSS.

Além disso, alerta para nunca clicar em links suspeitos e nunca fornecer dados pessoais caso receber alguma ligação. Em caso de dúvidas, ligar na central de teleatendimento 135.

***

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Chuvas continuam no Rio Grande do Sul, mas perdem força

Tributo ao Francisco Cuoco será reexibido pela TV Globo em homenagem ao ator nesta quinta-feira

Colômbia anuncia adesão ao Banco do Brics

UFMS promove no sábado edição do Jogos em Família no Ginásio Moreninho

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Ex-gerente do Detran-MS que ‘sumiu’ estava preso por caso de violência contra criança

secretários israel

Secretários de MS embarcam nesta quinta-feira da Jordânia em voo de volta ao Brasil

Após CPI terminar em ‘pizza’, MP abre investigação sobre bets em Mato Grosso do Sul

Mega-Sena

Já apostou? Próximo sorteio da Mega-Sena paga R$ 130 milhões

Últimas Notícias

Cotidiano

Com aeronave, bombeiros resgatam idoso com problemas respiratórios no Pantanal

Foi estabilizado e transportado para a área urbana da cidade

Brasil

Marcha para Jesus mantém tom político com milhares de pessoas em SP

Marcada novamente por participação de políticos ligados a congregações evangélicas

Trânsito

Carreta pega fogo na MS-134 após vazamento de combustível

Carreta estava sem carga no momento e o condutor não se feriu

Cotidiano

Mora em Três Lagoas? Confira bairros que ficarão sem água na próxima semana

Pelo menos 14 bairros ficarão sem fornecimento de água na terça-feira (24) devido às obras de drenagem