Com o tema “De Baku a Belém: agropecuária brasileira na COP 30”, o Fórum Pré-COP 30 terá início nesta segunda-feira (24) no auditório Manoel de Barros, do Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. A palestra magna, ministrada pelo pesquisador Marcelo Morandi, membro da delegação brasileira nas negociações climáticas da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), abrirá o evento com um debate sobre os desafios e soluções para a agricultura frente às mudanças climáticas.
Morandi destaca que as discussões da COP (Conferência das Partes) são globais, mas as soluções dependem de características locais e regionais. “A COP não é do Brasil e nem da Amazônia. Os desafios são mundiais, mas as respostas precisam ser construídas com base em tecnologias adaptadas a cada realidade”, afirmou.
O pesquisador, que integra a Embrapa e já participou de outras edições da Conferência, ressaltou que as negociações climáticas giram em torno de cinco pilares: mitigação, redução de emissões de gases de efeito estufa, adaptação, financiamento, transferência de tecnologia e capacitação.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Um dos pontos centrais da palestra será o papel da agricultura como único setor com capacidade natural de remover carbono da atmosfera. Morandi enfatiza a importância de desenvolver tecnologias que não apenas reduzam as emissões, mas também promovam a adaptação da agropecuária aos efeitos das mudanças climáticas. “Precisamos construir um conhecimento que, em climas tropicais como o nosso, permita a produção de alimentos, fibras e energia, ao mesmo tempo em que ajude a superar os problemas causados pelo aquecimento global”, explicou.
No entanto, o especialista alerta para os desafios na adoção dessas tecnologias pelo setor produtivo. Além da disponibilidade, é necessário investir em transferência de conhecimento, capacitação e financiamento. “A transição para um novo modelo tecnológico pode reduzir temporariamente a renda ou a capacidade produtiva do agricultor. Por isso, o financiamento é essencial para garantir essa mudança”, disse.
Financiamento climático: um tema urgente
A questão do financiamento climático, que ficou aquém das expectativas na COP 29, realizada em Baku, no Azerbaijão, deve ganhar destaque na próxima edição do evento, em Belém (PA). Morandi avaliou que, embora os resultados em Baku tenham sido frustrantes, a pressão causada pelo aumento de fenômenos climáticos extremos deve impulsionar investimentos em adaptação. “A COP 30 reunirá 196 países, e o Brasil, como um dos principais cinturões tropicais do planeta, terá um papel fundamental nas discussões”, destacou.
Sobre o Fórum Pré-COP 30
O Fórum Pré-COP 30 integra a programação da Dinapec 2025, evento realizado pela Embrapa em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), e o Sistema Famasul. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site oficial do evento.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.