Pular para o conteúdo
Cotidiano

Fies abre inscrições nesta terça-feira; confira como se inscrever

Em 2025, o Fies oferta mais de 112 mil vagas pelo Brasil
Lethycia Anjos -
Fies (Madu Livramento, Jornal Midiamax)

O MEC (Ministério da Educação) abriu nesta terça-feira (4) as inscrições para o do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) referente ao primeiro semestre de 2025. As inscrições são gratuitas e feitas por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até 7 o dia de fevereiro.

Neste ano, o programa oferta mais de 112 mil vagas, em dois processos seletivos do Fies: um para o primeiro semestre de 2025 e outro para o segundo semestre. O Edital nº 3/2025, com as regras e o cronograma do processo seletivo, foi publicado em janeiro.

Fies 2025

Para concorrer às vagas do Fies, os candidatos precisam ter prestado o (Exame Nacional do Ensino Médio) em qualquer uma de suas edições a partir da de 2010 até a mais recente. Além disso, o candidato deve ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média aritmética das notas das cinco provas do exame, e a nota na prova de redação precisa ser superior a zero. Quem declarou ter participado do Enem como “treineiro” está vedado de participar do Fies.

O Fies Social reserva 50% das vagas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do (CadÚnico) em situação de ativos. A base de dados correspondente à situação do CadÚnico será a de 11 de janeiro de 2025. De acordo com o MEC, no caso de pré-selecionados que atendam às regras do Fies Social, a contratação do financiamento é integral, cobrindo até 100% dos encargos educacionais.

Inscrição

Para se inscrever, o candidato precisa acessar o portal Acesso Único e fazer o login com a sua conta Gov.br; preencher os campos com seus dados pessoais e clicar em “Gravar e avançar”.

Na sequência, basta fazer a autodeclaração do perfil étnico-racial para concorrer às vagas reservadas a pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e com deficiência. Os candidatos também precisam informar a escolaridade e declarar estar ciente dos dados fornecidos.

No site, o candidato deve escolher os três cursos desejados, selecionando o estado, município, curso e a instituição de ensino pretendidos. Há possibilidade de repetir essa ação mais duas vezes, elencando a ordem de prioridade entre as opções escolhidas. O candidato deve preencher os dados financeiros e os da sua família e, por fim, revisar todas as informações. Caso esteja tudo certo, basta confirmar a inscrição e, depois, salvar o comprovante com a chave de segurança.

Classificação

A classificação do Fies no primeiro semestre de 2025 ocorre conforme a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. A ordem de priorização será:

  • Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não beneficiados pelo financiamento estudantil anteriormente;
  • Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
  • Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não beneficiados pelo financiamento estudantil anteriormente;
  • Candidatos que já tenham concluído o ensino superior, beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.

O processo seletivo do Fies terá chamada única e lista de espera. O resultado da pré-seleção na chamada única está previsto para o dia 18 de fevereiro. Contudo, o candidato será pré-selecionado em apenas uma de suas opções de curso/turno/local de oferta/instituição de ensino superior realizadas na inscrição, conforme o tipo de vaga e a modalidade de concorrência.

Os estudantes pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar sua inscrição entre os dias 19 e 21 de fevereiro.

No entanto, os estudantes que não pré-selecionados na chamada regular participarão automaticamente da lista de espera, que observará a mesma ordem de classificação da chamada regular e será utilizada para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. Conforme o MEC, o período de convocação por meio da lista de espera ocorre de 25 de fevereiro a 9 de abril.

Fique por dentro das vagas

Está em busca de oportunidades de trabalho ou é concurseiroParticipe do nosso grupo de Empregos & Concursos no Facebook. Atualizações diárias sobre principais concursos e vagas em Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Maracaju e demais cidades de MS.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados