Pular para o conteúdo
Cotidiano

Falta de iluminação e sinalização na Avenida Wilson Paes de Barros preocupa moradores: ‘Dá até medo’

Trecho da 'avenida nova' teve pavimentação finalizada há seis meses, e ainda está no escuro
Idaicy Solano, Marcus Moura -
Trecho da avenida está sem iluminação pública (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Após a pavimentação da Avenida Wilson Paes de Barros, conhecida como ‘avenida nova’, moradores da região relataram problemas como a ausência de , a inexistência de sinalização e redutores de velocidade, além da falta de manutenção do mato que cresce nos canteiros e terrenos ao lado da ciclovia.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

O trecho corresponde a um trajeto que interliga toda a região do Lagoa ao núcleo industrial e região do Imbirussu, próximo ao aeroporto de . A obra impacta, pelo menos, 40 mil habitantes de seis bairros da região oeste de Campo Grande, conhecida popularmente de Corredor do São Conrado.

Moradores pedem por redutores de velocidade (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

O empresário Pablo de Santos relata que o trecho precisa urgente de iluminação, além de algum dispositivo de fiscalização para controlar a velocidade em que os carros transitam pelo local.

“Como a via ficou muito reta e lisa, eles abusam da velocidade e acaba acontecendo muito acidente. Já teve, se eu não estou enganado aqui, umas duas a três mortes em seis meses, desde que finalizaram esse asfalto”.

O técnico em segurança do trabalho Marcos de Oliveira Rocha observa que a ciclovia ficou boa para quem utiliza bicicleta como meio de locomoção, porém, falta manutenção nos canteiros, pois conforme relato, o matagal está tomando conta da pista. “O que tá faltando mesmo é dois pontos: iluminação e a parte de manutenção, de limpeza”.

A dona de casa Franciele dos Santos comenta que só sai de casa para caminhar ao lado do de estimação, por uma questão de segurança, já que teme que alguém com más intenções se esconda no matagal. “Dá até medo de você caminhar e encontrar um doido que vai puxar você pro meio do mato, porque não tem iluminação, e iluminação é um negócio simples”.

Matagal está invadindo a ciclovia e a calçada (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Corredor São Conrado

O projeto de vias estruturantes foi anunciado em 2022 dividido em três lotes, e contempla diversas ruas e avenidas que interligam os bairros São Conrado, Portal Caiobá, Tijuca, São Jorge da Lagoa e Aero Rancho. A via impacta na rotina de moradores do Jardim Santa Emília, São Conrado, Jardim Carioca, Nova Campo Grande, Vilas Serradinho e Vila Eliane.

A obra abre um novo caminho asfaltado para quem vai do Polo Empresarial Oeste, no Núcleo Industrial, até esses bairros. Atualmente, a única alternativa é a Avenida Duque de Caxias e a nova rota deve encurtar o caminho em 14 km.

Além disso, o corredor se desenvolve nas regiões Urbanas Imbirussu e Lagoa para ligar as principais vias estruturantes de Campo Grande: Avenida Duque de Caxias, Avenida José Barbosa Rodrigues, Avenida Júlio de Castilho, Avenida Gunter Hans e Avenida Ernesto Geisel.

Em matéria publicada em agosto de 2024, o Midiamax mostrou que R$ 83 milhões já haviam sidos gastos na obra estruturante da avenida.

Histórico de acidentes

Acidente ocorrido no dia 17 de novembro de 2024, na Avenida Wilson Paes de Barros, vitimou o casal Victor Pedro Peralta, de 50 anos, e Maria do Socorro Soares Vieira, de 46 anos.

Segundo informações do boletim de ocorrência, o casal e uma criança estavam em uma caminhonete e seguiram pela avenida, quando o condutor desviou de um monte de terra que havia na pista de rolamento, fazendo com que o veículo realizasse uma manobra de desvio.

Em seguida, após realizar a manobra, Victor perdeu o controle da direção e bateu em um poste que estava no local. O casal morreu na hora e a criança foi socorrida pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), sendo encaminhada para a Santa Casa de Campo Grande.

Em março deste ano, um motociclista de 35 anos morreu atingido por um caminhão caçamba na Avenida Wilson Paes de Barros, na região do bairro Nova Campo Grande. O motociclista e o caminhoneiro, de 55 anos, seguiam pela avenida, quando, em dado momento, o condutor do caminhão foi realizar uma conversão para adentrar na Avenida Três e acabou atingindo a vítima.

O que diz a prefeitura?

A Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) informou que estão sendo feitos estudos para a implantação da iluminação pública na avenida citada na matéria. “Será necessário verificar com a concessionária de energia elétrica se a rede disponível permite a execução desse serviço”, diz a nota.

Em relação a reclamação dos moradores a respeito do mato, “todas as vias públicas e praças estão recebendo serviço de roçada e limpeza, e para otimizar custos e agilizar os serviços os serviços estão sendo executados por região”.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Onde assistir: gigantes europeus encerram 2ª rodada da Copa do Mundo de Clubes neste domingo

1913 – Circula o primeiro jornal de Campo Grande

nublado tempo

Antes de frente fria, domingo será de sol entre nuvens em MS

Nas bombas

Notícias mais lidas agora

acidente

Ferrovias abandonadas e rodovias precárias expõem descaso que resultou em tragédia na BR-262

feminicidio ms doralice casa

MS registra 16º caso de feminicídio: Doralice foi morta a facadas dentro de casa

Homem é encontrado nu e ensanguentado em frente a atacadista na Av. Fábio Zahran

Locais que EUA atingiram no Irã representam núcleo da infraestrutura nuclear iraniana

Últimas Notícias

Polícia

Dupla faz emboscada e atira 11 vezes contra homem no Jardim Aeroporto, em Campo Grande

Baleado foi socorrido por testemunhas e encaminhado para a UPA Vila Almeida

Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala nas UPAs e nos CRSs de Campo Grande

Neste domingo (22), mais de 100 médicos atendem nas unidades de saúde de Campo Grande

Mundo

Irã responde aos ataques dos EUA com novos bombardeios a Israel

Ao menos 23 ficaram feridos, segundo autoridades locais

Polícia

Homem é encontrado nu e ensanguentado em frente a atacadista na Av. Fábio Zahran

Uma pá de ponta foi encontrada ao lado da vítima e a suspeita é de espancamento