Pular para o conteúdo
Cotidiano

Evento capacita 50 pessoas sobre uso do fogo como aliado na preservação do Pantanal

Quando bem manejado, técnica chamada de “fogo prescrito” pode cumprir funções ecológicas importantes
Liana Feitosa -
Participantes do evento sobre uso do fogo na preservação do Pantanal (Foto: Alicce Rodrigues, divulgação Instituto Terra Brasilis).

Pesquisadores, bombeiros, brigadistas, fazendeiros, lideranças indígenas e representantes de entidades ambientais se uniram no início deste mês para treinamentos práticos e discussões sobre o uso do fogo como ferramenta de conservação do Pantanal.

Essa foi a primeira edição do evento “Dias de Campo: Resgate do uso tradicional do fogo no Pantanal”, realizado nas fazendas Xaraés e Alegria, nas regiões de -Abobral e Nhecolândia em .

A iniciativa reuniu mais de 50 pessoas durante três dias de atividades que incluiu demonstração prática de queima prescrita executada pelos brigadistas indígenas kadiwéu Mesaque Rocha e Rubens Ferraz, referências no manejo do fogo na Kadiwéu e no combate aos incêndios florestais na região. 

A queima foi realizada em um hectare da fazenda Alegria, sob condições climáticas favoráveis, com todos os protocolos de segurança.

Fogo como aliado, não vilão

Muitos acreditam que o fogo é uma total ameaça ao meio ambiente. No entanto, estudos científicos demonstram que, quando bem manejado, o “fogo prescrito” pode cumprir funções ecológicas importantes, como controlar espécies invasoras, renovar pastagens e reduzir o material combustível que alimenta grandes incêndios.

Esse conhecimento é confirmado pela sabedoria do povo indígena. O coordenador estadual do PrevFogo, do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Márcio Yule, promover esse tipo de encontro sobre uso do fogo no Pantanal é muito importante no cenário de mudanças climáticas e ambientais. 

“Há, pelo menos 25 anos a gente trabalha nessa perspectiva de manejo integrado do fogo e é muito importante, nesse momento, aqui na região do Pantanal, fazer o resgate do uso do fogo pelas populações tradicionais pantaneiras. Precisamos observar a ecologia do fogo e colocá-lo onde é extremamente necessário como fator de proteção, principalmente no período crítico”, pontuou.

Treinamento para uso do fogo (Foto: Alicce Rodrigues, divulgação Instituto Terra Brasilis).

Dessa forma, a iniciativa discutiu como as políticas públicas podem incorporar os saberes tradicionais e garantir a participação ativa de comunidades pantaneiras no enfrentamento dos incêndios florestais, sobretudo diante das mudanças climáticas e eventos extremos cada vez mais frequentes.

Exemplo internacional

Segundo o diretor-executivo do Instituto Terra Brasilis, Reinaldo Lourival, a construção de um sistema de monitoramento do fogo é alvo de trabalho do instituto desde os anos 2000, levando à proposição desse evento.

“Começamos com o programa de capacitação de brigadas e estruturação das brigadas pantaneiras. Agora, acabou evoluindo para esse caminho de retomar o trabalho com fogo em função da emergência que estamos vivendo: do volume, da frequência e da intensidade desses eventos extremos, que estão conectados com o clima”, explicou.

Grande incêndio em Portugal e o Pantanal

Lourival ainda afirma que muitos pensam que o trabalho de formação é caro, mas o prejuízo causado pelo fogo é ainda maior. Por isso, os Dias de Campo contaram com a presença do pesquisador português Emanuel de Oliveira, que pode apresentar a experiência do Manejo Integrado no Fogo em seu país.

“Em 2017, houve um acidente muito sério (em Portugal) e morreram mais de 100 pessoas na estrada, consumidas pelo fogo florestal”, relembrou.

“Essa situação fez o país virar a chave e compreender que não dá para atuar num sistema ou num momento em que tem uma crise climática da mesma forma que se agia no passado. Por isso, a necessidade de trazer exemplos de fora daqui, colocar isso junto numa roda de conversas, para ver o que aprendemos e como avançar”, explicou.

Capacitação com uso do fogo

O evento também contou com uma capacitação de proprietários e colaboradores de propriedades rurais no entorno da Fazenda Alegria, no modelo participativo original do “trabalho de Gado”, um tipo de mutirão entre vizinhos, coordenado pelo proprietário Heitor Miraglia Herrera e sua filha Bruna Paes Herrera. 

A demonstração de queima prescrita foi um dos momentos mais simbólicos do evento, na ocasião, foram entregues EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e equipamentos de combate, entre eles, abafadores, sopradores e pinga-fogos para a brigada voluntária da Fazenda Alegria treinada durante o evento.

“Esse encontro buscou justamente resgatar a relação entre quem vive no bioma e o uso tradicional do fogo, promovendo o entendimento de como utilizá-lo de forma estratégica e sustentável”, detalhou Rafaela Nicola, diretora-executiva da Wetlands International Brasil e coordenadora científica da Mupan (Mulheres em Ação no Pantanal).

Queimadas são feitas de maneira controlada (Foto: divulgação, Mupan e Wetlands International Brasil).

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Processe seletivo (Ilustrativa)

Processo seletivo com 70 vagas para professores em Sonora abre nesta segunda-feira 

carro

Carro é localizado e bombeiros buscam por possíveis corpos no Rio Paraguai

Rayssa Leal domina final e é campeã da etapa de Brasília da SLS

Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 46 milhões

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Petrobras tem nova diretora de Transição Energética e Sustentabilidade

Últimas Notícias

Famosos

Preta Gil compartilha visita de Regina Casé: ‘Reenergizada’

A cantora está passando por um tratamento contra câncer nos Estados Unidos e recebeu visita da apresentadora

Cotidiano

‘Pé-quente’ de MS joga no concurso da Lotofácil e ganha meio milhão de reais

Aposta foi feita online e o ganhador mora na cidade Ivinhema

Polícia

Marido ameaça matar esposa à facadas após mulher negar ter relações sexuais

Criminoso já teria agredido a vítima anteriormente

Esportes

Piloto da Fórmula Truck e assessor parlamentar morrem em acidente em Curitiba

Motorista de Renault Symbol, Guilherme Rocha, também morreu na Rodovia dos Minérios, em Almirante Tamandaré, na região Metropolitana da cidade