Após meses sem poder frequentar as aulas, alunos da escola rural localizada na Estância Esmeralda, em Corumbá, a 427 km de Campo Grande, retomaram os estudos nesta segunda-feira (12). O ônibus escolar que faz o trajeto pela estrada que corta o Pantanal do Nabileque voltou a circular na região, permitindo o retorno das atividades.
Na semana passada, o Jornal Midiamax noticiou a situação precária das estradas da região, que, além de impedir o acesso de estudantes às escolas rurais, também dificultava o tráfego de caminhões, que frequentemente atolavam devido às péssimas condições da via.
“Este ano, as crianças ficaram sem aula, quase seis meses. Não por falta de professores, mas porque o ônibus não tinha condições de rodar para buscá-las”, denunciou Eronildes, moradora da região.

Segundo ela, a escola da Estância Esmeralda não conseguiu manter as atividades regulares devido à ausência do transporte escolar. Alguns alunos tiveram apenas oito dias de aula em todo o ano; outros, sequer chegaram a frequentar.
Maria Luana, mãe de dois estudantes, estima que cerca de 40 alunos estejam matriculados atualmente na unidade.
“Este ano, meus filhos, Breno e Maria, só foram à escola duas vezes. Às vezes até tinha aula, mas o ônibus que atende a linha deles não passava. Eles iam na segunda e só voltavam na sexta. A professora comentou que a escola está lotada — as crianças do primeiro ao quarto ano estão todas juntas”, relatou.
Volta do ônibus escolar
Após a repercussão do caso, Eronildes conta que equipes estiveram no local para averiguar a situação da estrada, assim como da escola rural.
“Estávamos abandonados. Agora, o ônibus escolar, que não funcionava desde o início do ano, voltou a operar. O pessoal responsável pela manutenção da estrada esteve aqui, começaram a trabalhar. Isso não garante que o serviço vá continuar, mas eu acredito que sim. Além disso, veio gente da fiscalização da escola. Um dia depois da publicação, já desceram duas caminhonetes na escola, fizeram reunião com os pais e até colocaram professores novos.”
O que diz a Agesul?
Procurada pelo Jornal Midiamax, a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) informou no dia 6 de maio, por meio de nota, que “mantém equipes permanentes de manutenção na região, mas as fortes chuvas que atingiram o local nas últimas semanas comprometeram a rotina regular de manutenção”.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.