O MPI (Ministério dos Povos Indígenas) promoveu no sábado (31) cerimônia de premiação da comunidade indígena de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, após as entidades saírem vitoriosas em prêmios nos editais nacionais do Governo Federal.
Durante a cerimônia, que reuniu autoridades nacionais, estaduais e municipais no Memorial da Cultura Indígena Cacique Enir Terena, foram entregues simbolicamente os cheques às entidades ganhadoras, em um total de R$ 400 mil. Os representantes das instituições estiveram presentes, e assistiram apresentações culturais indígenas antes do recebimento dos prêmios.
Foram premiados:
- “Ancestralidade Viva – apoio e incentivo à cultura dos povos indígenas” Projeto Festival “A Lembrança e o batismo Festival em memória de Nísio Gomes”, guarani kaiowá, da Ti Guayvyry Pyte Y Jere, de Aral Moreira.
- Festival Itinerante da Pintura Guarani Kaiowa, da TI Amambai, de Amambai.
- Projeto Festival Raízes Pela Defesa da Cultura Terena, da Aldeia Babaçu, em Miranda.
- Projeto Festa Tradicional da Resistência Indígena no Contexto Urbano, de Aquidauana.
- “Esporte nas Aldeias” – Esporte Vivo Taunay/Ipegue, da TI Taunay/Ipegue, em Aquidauana.
- Jogos Indígenas da Aldeia Lagoinha, da TI Taunay/Ipegue, de Aquidauana;
- Festival dos Jogos Indígenas Guarani Kaiowá, da TI Amambai, no município de Amambai.
Destaque
Destaque nacional, o projeto das mulheres artesãs indígenas da aldeia urbana de Campo Grande recebeu R$ 100 mil com o propósito de fundar o Instituto Cacique Enir Terena e registrar uma marca coletiva para o artesanato terena das associadas.
Elas participaram do edital “Mulheres Indígenas: Tecendo o Bem Viver”, que visa apoiar projetos focados em potencializar o protagonismo das mulheres indígenas do Brasil, promovendo visibilidade, autonomia financeira e preservação dos saberes tradicionais das comunidades indígenas.
Para participar do Edital, o Coletivo recebeu consultoria do Instituto Federal do MS através do consultor indígena terena Germano Coelho Ramos Rocha da Silva, com convênio firmado entre a comunidade e o IFMS.
O indígena Eloy Terena, Secretário Executivo do MPI, representou a ministra Sonia Guajajara no ato, acompanhado de Giovana Mandulão, Secretária Nacional de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas do Ministério dos Povos Indígenas.
O secretário ressaltou os desafios de manter um Ministério com objetivos focados no desenvolvimento dos povos indígenas em sua autogestão, capacitação, autodeterminação e preservação das tradições e cultura dos povos originários, objetivos permanentes, todos eles ligados aos Editais lançados e premiados.
***