Pular para o conteúdo
Cotidiano

Durante o feriado, plantão de vacinação contra a influenza ocorre em supermercado e no Mercadão Municipal

Para se vacinar, é necessário que o cidadão apresente um documento de identificação com foto
Jennifer Ribeiro -
Vacinação contra a gripe
Vacinação contra a gripe está liberada em MS. (Helder Carvalho, Midiamax)

Os campo-grandenses que ainda não se imunizaram contra a poderão aproveitar o feriado para atualizar a caderneta de vacinação. Isso porque a (Secretaria Municipal de Saúde) promoverá, entre os dias 19 e 21 de junho, um plantão especial de vacinação contra a influenza.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Na quinta-feira (19), feriado de Corpus Christi, e na sexta-feira (20), a vacinação será realizada no Mercado Gaúcho, localizado na Rua Santo Ângelo, 312, no Bairro Coronel Antonino, das 9h às 15h.

Já no sábado (21) a vacinação ocorrerá das 9h às 16h, no Mercadão Municipal, com apoio do ônibus da Cruz Vermelha Brasileira.

Para se vacinar, é necessário que o cidadão apresente um documento de identificação com foto. A campanha tem o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a gripe, que continua abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde (90%).

Vale ressaltar que a vacina contra a gripe está disponível para toda a população a partir dos seis meses e protege contra três cepas de vírus da gripe. Isso inclui a influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B, conforme a Instrução Normativa n. 261, de 25 de outubro de 2023, da (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Vacina é segura

Durante ações itinerantes e nos postos de saúde, servidores relatam declarações como: “Tomei a vacina ano passado e peguei gripe”, ou “Tomei e não acredito”, “Tenho medo de tomar a vacina porque pode não ser segura”. Essas descrenças favorecem a alta circulação do vírus.

A superintendente de Vigilância em Saúde Ambiental da Sesau, Veruska Lahdo, reforça que a vacina é segura. Ela esclarece que a imunização não impede totalmente a infecção, mas reduz significativamente o risco de complicações.

“Ser vacinado contra a influenza não quer dizer que ela não vá ter influenza, mas que a vacina vem como medida de reduzir as complicações decorrentes de uma infecção, caso essa pessoa tenha contato com o vírus influenza. Por isso, reduz as chances de internação e óbitos. Quando a pessoa tem muitas dúvidas em relação a isso, a gente orienta para não dar atenção a notícias falsas. O mais bem indicado para tirar essa dúvida é um profissional da saúde.”

Idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades precisam aderir ao imunizante por estarem no grupo de risco — ou seja, com maior chance de desenvolver formas graves da doença ou evoluir a óbito.

Lahdo destaca que os pontos itinerantes foram ampliados para alcançar quem alega falta de tempo, como em mercados e shoppings, além da extensão do atendimento para o período noturno.

“O vírus respiratório que mais circula nesse momento, na Capital, além dos outros respiratórios, é o da influenza. Contra ele, temos uma vacina eficaz para evitar as formas graves. A vacina vem como meio de reduzir a transmissão do vírus no meio da nossa população”, finaliza.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Alckmin vai liderar grupo com empresários contra tarifa de Trump

Motociclista sofre traumatismo craniano ao bater em saveiro na cidade de Três Lagoas

Colisão entre motocicletas deixa idoso gravemente ferido em Dourados

Adolescente de 14 anos agride primo com porrete cravejado de pregos em Bataguassu

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Hospital identificou negligência 2 dias antes de bebê estuprada pelo pai morrer em MS

Fazendeiro de MS alega legítima defesa ao matar vizinho e é liberado 2h após depoimento

MS tem um dos maiores percentuais de diabéticos no país

Com investimento de 142 milhões, Brasil voltará a fabricar insulina 100% nacional

Últimas Notícias

Esportes

Equador arranca empate com Uruguai na abertura da Copa América

Resultado deixa equipes na liderança do Grupo A da competição

Polícia

Homem é preso arremessando drogas e celulares em presídio de Campo Grande

Suspeito disse que receberia R$ 500 pelo 'serviço'

Polícia

Ao ajudar oficial de Justiça, Polícia Militar encontra mais de 600kg de droga no Jardim Tarumã

Os policiais foram prestar apoio em uma reintegração de posse de um imóvel, mas a ação acabou em tráfico

Conteúdo de Marca

Os 10 jogos mais vendidos do Nintendo Switch na história

ocê sabe quais são os jogos mais vendidos do Nintendo Switch?