Pular para o conteúdo
Cotidiano

Dourados define protocolo de procedimentos para cirurgia bariátrica pelo SUS

Medida foi publicada em Diário Oficial do Município
Marcos Morandi -
Hospital de Dourados disponibiliza ambulatório (Foto: Marcos Morandi, Midiamax)

As cirurgias bariátricas que são feitas pelo HU- (Hospital Universitário da Grande ) por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) terão que passar por um protocolo que foi definido pela Sems (Secretaria Municipal Saúde). A medida foi publicada em Diário Oficial do Município de segunda-feira (23).

Por meio da Resolução SEMS nº 24, a medida regulamenta o acesso ao tratamento cirúrgico da obesidade com o objetivo de padronizar os critérios de encaminhamento e garantir o acompanhamento clínico completo antes, durante e após o procedimento.

De acordo com a publicação, obesidade é uma doença crônica e multifatorial, associada a várias comorbidades como hipertensão, diabetes tipo 2, apneia do sono, osteoartrite, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer.

Além disso, a resolução estabelece critérios para que os pacientes sejam encaminhados ao procedimento cirúrgico.  

Entre eles, o protocolo define IMC igual ou superior a 40 kg/m², com ou sem comorbidades, desde que tenha ocorrido falha no tratamento clínico por, no mínimo, dois anos, seguindo os protocolos da Atenção Básica e/ou da Atenção Ambulatorial Especializada.

Nos jovens entre 16 e 18 anos, poderá ser indicado o tratamento cirúrgico naqueles que apresentarem o escore-z maior que +4 na análise do IMC por idade, porém o tratamento cirúrgico não deve ser realizado antes da consolidação das epífises de crescimento.

Nos adultos com idade acima de 65 anos, deve ser realizada avaliação individual por equipe multiprofissional, considerando a avaliação criteriosa do risco-benefício, risco cirúrgico, presença de comorbidades, expectativa de vida e benefícios do emagrecimento.

Contraindicações

O protocolo também estabelece algumas contraindicações para o procedimento cirúrgico, como limitação intelectual significativa em pacientes sem suporte familiar adequado; quadro de transtorno psiquiátrico não controlado, incluindo uso de álcool ou drogas ilícitas, entre outros.

Doença cardiopulmonar grave e descompensada que influenciem a relação risco-benefício (referenciar à Cardiologia e/ou Pulmonar) também não são recomendadas, assim como hipertensão portal, com varizes esofagogástricas.

O mesmo serve para doenças imunológicas ou inflamatórias do trato digestivo superior que venham a predispor o indivíduo a sangramento digestivo ou outras condições de risco.

Pacientes de síndrome de Cushing decorrente de hiperplasia na suprarrenal não tratada e tumores endócrinos e com doença neoplásica, infecciosa ou inflamatória em atividade, também são vetados pelo protocolo.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano