Pular para o conteúdo
Cotidiano

Dor e saudade marcam missa de 7º dia de Sophie no Santuário Perpétuo Socorro

Menina foi liberada por hospital, teve quadro de saúde agravado e morreu no dia 29 de maio
Aline Machado, Layane Costa -
A missa do 7º dia foi marcada pela saudade (Foto: Madu Livramento, Midiamax)

Dor e saudade. Esses são os sentimentos que marcam a missa de 7º dia de Sophie Emanuelle Viana, de cinco anos. Com a presença de familiares e amigos, a cerimônia em memória da criança, começou às 19 horas desta quinta-feira (5), no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em .

Bastante abalada, a mãe de Sophie, Maria Aparecida Viana Pio, conversou com a reportagem. Com a voz embargada, ela falou sobre a tristeza que sente pela morte da filha.

“É uma falta que não tem nem como expressar. Ela era a alegria, a caçulinha da família e, ao mesmo tempo, era o terror da família porque ela era muito alegre, feliz. Irradiava luz para todo mundo”, afirma.

Mãe de Sophie, Maria Aparecida Viana (Foto: Madu Livramento, Midiamax)

Família pede por justiça

Revoltada, a família, que ainda espera uma resposta da Santa Casa, hospital onde Sophie morreu, pede por justiça.

“A gente não vai calar diante desse caso, porque é um caso de omissão e de negligência. Queremos uma resposta da Santa Casa, seja do diretor técnico, de alguma representação que possa justificar. Embora, não justifica porque uma vez que a vida se vai, não se volta mais. Só ficam as lembranças, as dores e a saudade e é isso que restou para nós. Estamos destruídos”, frisa.

“Foi um erro irreparável e queremos justiça. Campo Grande não vai se calar. Esse é um caso entre muitos que já aconteceram e poderão acontecer. Que outras Sophie não sejam vítimas desses sistema desumano”, protesta.

Vailza Costa Viana, tia de Sophie, acompanhou de perto os últimos dias da sobrinha e diz que a família não recebeu apoio do hospital. “Não tivemos nenhum amparo e nenhum contato da Santa Casa, como eles estão alegando. Eu fui até a Santa Casa cobrar explicações e o que foi dito é que eles estão consternados”, relata.

Tias de Sophie, Vailza Costa e Maria Leonice (Foto: Madu Livramento, Midiamax)

Relembre o caso

Sophie morreu na última quinta-feira (29). Na certidão de óbito a explicação é uma “hemorragia subaracnoide, que significa uma hemorragia cerebral, como também de fratura parietal direita, e de um acúmulo de sangue entre as camadas externas das meninges e do cérebro”.

Por trás da especificação na certidão de óbito, está uma história trágica. No último dia 25 a menina brincava em casa, no Aeroporto, quando foi atingida pelo portão.

A família logo buscou socorro em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Pelo histórico de cardiopatia, a criança foi encaminhada para a Santa Casa, onde passou por raio-x e observação até ser liberada.

Na manhã do dia 26, o ferimento na cabeça de Sophie começou a sangrar e seu olho passou a ficar inchado. Ela teve febre alta e vômito. Preocupados com a possibilidade de convulsão, a família retornou com a criança para a Santa Casa. No dia 27, Sophie já não conseguia enxergar por conta do inchaço nos olhos e o quadro ficou ainda mais grave.

A família relata que no dia 28 o sangramento na cabeça passou a ficar mais intenso. No período da tarde, o pescoço da menina já estava todo inchado e ela não conseguia mais falar, momento em que uma médica orientou a levar a criança, com urgência, para ala de emergência.

“Por volta das 18h40 foi que Sophie subiu para ala de emergência e pouco tempo depois o médico avisou que ela teve uma parada cardíaca, mas conseguiram reanimar. O problema é que seu quadro já era grave neste momento e o coração funcionava por conta da medicação”, contou a mãe.

Shopie chegou a ir para cirurgia, mas não resistiu a uma segunda parada cardíaca e morreu, por volta das 21 horas do dia 29 de maio.

O caso é investigado. A Polícia Civil, através da DEPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente), deve vistoriar o protão que caiu e atingiu Sophie.

Retrato de Shopie (Foto: Madu Livramento/ Jornal Midiamax)

Protesto

Na tarde desta quinta-feira (5), a família protestou na Câmara de Campo Grande. Os vereadores aprovaram requerimento que pede informações sobre a morte da criança para a Santa Casa — hospital que liberou a pequena após acidente.

O requerimento, assinado por Rafael Tavares (PL) e que solicita um relatório médico completo da paciente, referentes aos atendimentos realizados entre os dias 25 e 29 de maio de 2025, foi aprovado por unanimidade.

A dos profissionais médicos e de que estiveram de plantão no mesmo período, protocolos de atendimento e providências adotadas também são solicitados no requerimento.

Familiares utilizaram camisetas pedindo por justiça (Foto: Madu Livramento, Midiamax)

Desassistência era anunciada

No dia 24 de março de 2025, a Santa Casa de Campo Grande emitiu uma nota à imprensa relatando superlotação do pronto-socorro, e um ofício, pedindo a suspensão do recebimento de novos pacientes. Na época, relatou grave desabastecimento, atendimento acima da capacidade máxima e sem possibilidade de novas admissões.

O ofício foi encaminhado às autoridades municipais de saúde e à Justiça. Mas não foi o único. Desde então, os comunicados da Santa Casa sobre a situação se tornaram frequentes. Ainda em março, médicos da ortopedia foram à polícia dizendo que não havia insumos para cirurgias e 70 pacientes corriam risco de morte ou sequelas graves.

Até que exatos dois meses depois (23 de maio), o maior hospital de emitiu outro ofício, comunicando o bloqueio do pronto-socorro adulto e infantil. Assim, na nota, afirma que, “devido às restrições físicas, tornou-se impossível manter condições mínimas para o atendimento adequado”.

A Santa Casa admitiu que, diante do cenário e apesar dos esforços em conjunto, “as condições atuais não garantem um atendimento seguro e adequado”. Sophie chegou ao hospital, pela primeira vez, dois dias após esse último anúncio e morreu em 29 de maio.

Sophie Emanuelle morreu no dia 29 de maio (Foto: Arquivo Pessoal)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após ‘batida’, clínica terapêutica é interditada pela 2ª vez em 8 meses

Homem é preso em flagrante após agredir ex-companheira em MS

Final de semana tem plantão de vacinação contra gripe em Campo Grande; confira onde 

Moraes sobre redes: ‘Big techs têm ideologia e não podem querer posar de neutras’

Notícias mais lidas agora

Após ‘batida’, clínica terapêutica é interditada pela 2ª vez em 8 meses

Justiça suspende ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões do Sigo

‘Não precisa licitar’: Papy não explica porque dobrou valor de contrato com advogados

Solteiro, Lucas Lima brinca e faz desabafo no Dia dos Namorados

Últimas Notícias

Mundo

Israel prepara possível ataque a Irã nos próximos dias, potencialmente até domingo

A postura arriscada de Israel visa pressionar o Irã a abrir mão de sua capacidade de enriquecer urânio

MidiaMAIS

Natiruts cita produtora errada e empresa cobra retratação em nota de cancelamento de show 

Banda emitiu um novo comunicado, citando a empresa certa desta vez

Brasil

Governo Lula interrompe melhora, tem 28% de aprovação e 40% de reprovação, diz Datafolha

Percentual de quem considera o governo petista como "ruim ou péssimo" é de 40%

Cotidiano

Supermercados e igreja oferecem testes gratuitos de ISTs durante o final de semana

O atendimento será das 8h às 13h, ou até o fim dos testes disponíveis