Pular para o conteúdo
Cotidiano

Detran-MS é primeiro do pais que vai ajudar bancos a tomarem veículos com dívidas sem ordem judicial

Saiba como funciona o processo de retomada de veículos sem processo judicial
Gabriel Maymone -
Veículos com dívidas de financiamentos já podem ser apreendidos sem processo judicial em MS (Divulgação, Freepik)

O (Departamento Estadual de Trânsito de ) é o primeiro do país a regulamentar a recuperação extrajudicial de veículos. O processo começou em janeiro deste ano e via ajudar bancos a apreenderem veículos com dívidas de financiamento.

Trata-se de um projeto-piloto do departamento de trânsito de MS para ajudar instituições financeiras a recuperarem veículos com dívidas sem precisarem recorrer ao Judiciário. Inclusive, o primeiro veículo apreendido de forma extrajudicial, ou seja, sem uma decisão de um juiz, foi realizada em Mato Grosso do Sul.

No projeto-piloto, cinco veículos haviam sido inscritos para a recuperação extrajudicial. Quatro deles foram resolvidos com negociação entre as partes. Em dois casos houve a negociação e em outros dois os devedores entregaram os veículos. No quinto caso, o bem foi inscrito no sistema com restrição de circulação para futura apreensão.

Conforme nota oficial do Detran-MS, todo o processo é conduzido por empresas registradoras credenciadas junto ao órgão. Elas têm o papel de garantir o cumprimento das regras, bem como prazos de todo o processo.

Como funciona a retomada de veículos com dívidas em Mato Grosso do Sul?

De acordo com o Detran-MS, a primeira etapa do procedimento de retomada de veículos com dívidas é a notificação eletrônica ou escrita ao proprietário. Assim, o devedor tem prazo de 20 dias após notificação para se pagar ou negociar a dívida.

Vale ressaltar que o prazo para iniciar o processo varia de acordo com contrato firmado com o banco. Além disso, a recuperação extrajudicial só vale para contratos feitos – ou renegociados – a partir de novembro de 2023, quando o sancionou o Marco Legal das Garantias.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Caso não haja manifestação do devedor, o veículo recebe restrição de circulação. Ou seja, fica impedido de circular. Isso quer dizer que, caso seja parado em uma blitz ou verificado por algum agente, será apreendido.

A apreensão só pode ser feita em espaços públicos. Para ser feita apreensão dentro da garagem da casa do devedor, por exemplo, somente se este concordar.

Por fim, o Detran-MS afirma que iniciou as retomadas extrajudiciais de veículos para bancos em 10 de janeiro de 2025. Por enquanto, três empresas estão credenciadas para conduzir o processo no Estado.

A expectativa é de que a medida cause diminuição nos juros de financiamento, uma vez que a facilidade em retomar o bem com dívida dado como garantia deixa a operação financeira mais barata para os bancos e reduz os riscos.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Rapaz é esfaqueado no pescoço e rosto durante briga no Taveirópolis

Petrobras: é cedo para avaliar impacto de guerras no Oriente Médio

‘Foi mais um dia de terror’, diz moradora de Canoas sobre chuva no RS

VÍDEO: mulher ateia fogo em casa na Vila Bordon

Notícias mais lidas agora

Delação ‘congelada’ amplia prazo para investigação sobre esquema de corrupção de Claudinho Serra

TAJ Condomínio Resort chega a Campo Grande para redefinir o alto padrão

Vigilante atira contra cabeça de companheira e depois tira a própria vida

Primeiro remédio para prolongar a vida de cães é aprovado nos EUA

Últimas Notícias

Charge

Quadrilha junina

Polícia

Vigilante atira contra cabeça de companheira e depois tira a própria vida

autor chegou a ser preso no último dia 23 de fevereiro

Polícia

Motorista perde controle da direção, atravessa canteiro e invade área da Acadepol

Atravessou o canteiro central, passou pela pista contrária e colidiu contra a grade

Esportes

Salzburg vence Pachuca após paralisação e lidera grupo do Real Madrid no Mundial de Clubes

Em mais um jogo de baixo público neste Mundial