Pular para o conteúdo
Cotidiano

Criança precisa aprender mais do que ler e contar na escola, alerta pedagoga de Campo Grande

Educação integral é defendida pela Unesco e por especialistas em primeira infância
Priscilla Peres -
Crianças brincando em parque de Campo Grande. (Madu Livramento/Ilustrativa, Arquivo Jornal Midiamax)

O momento de matricular um filho na escola pela primeira vez nunca é fácil. O medo e angústias iniciais dão lugar a preocupações sobre acolhimento, cuidado e educação, enchendo a cabeça dos pais de dúvidas. E para nortear sobre os primeiros passos educacionais de uma criança, a pedagoga Ângela Maria Costa dá algumas dicas.

Doutora em Educação e professora da ( Federal de ) há mais de 35 anos, a profissional explica sobre as necessidades da primeira infância. Segundo ela, nos primeiros seis anos de vida, a criança precisa da escola mais para aprender a conviver.

É claro que uma escola bonita e colorida encanta os pais, mas pensando no bem-estar e futuro das crianças, as necessidades são diversas e diferentes de antes. A profissional da educação explica que hoje já se sabe que não basta a criança aprender a ler, escrever e contar, na escola.

Esse tipo de aprendizado funcional vai ocorrer ao longo dos anos e é por isso que, na primeira infância, a prioridade deve ser a socialização e convivência. E a dica dela é: menos sala e mais área externa deve ser prioridade nas escolas.

“Na primeira infância a criança não pode ficar fechada numa sala. O quintal, a parte externa, o pátio tem que ser observado, tem que ter sombra, tem que ter areia, tem que ter espaço para essa criança correr e conviver”, afirma Ângela Maria.

Necessidades mudaram

Atuando há mais de 30 anos com educação infantil, a pedagoga Ângela Maria destaca que com o passar do tempo se aprendeu que a necessidade das crianças está além do usual. Não basta ensinar conteúdo para uma criança pequena, pois ela tem formas de aprender pelo lúdico e convivência.

“Conteúdo para a criança pequena é a sua volta. Ela é o centro, ela se sente o centro do mundo, então ela tem que conhecer os seus animais, a sua casa, a sua família, as suas roupas, a sua redondeza, e vai ampliando esse foco”, explica a pedagoga, de que não adianta ensinar sobre o que está distante daquela realidade.

É na escola que a criança aprende sobre socialização, sobre compartilhar, sobre se reconhecer e conviver. “Aprender a viver juntos é um dos pilares da educação para o século XXI. O acolhimento faz parte de tudo isso, porque é o desenvolvimento afetivo e social de cada criança”, destaca Ângela.

Confira aqui dicas para escolher a escola do seu filho.

Pilares da educação

Com base em uma abordagem de educação integral, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) desenvolveu quatro pilares da educação, que servem como guia para promover o desenvolvimento pessoal, social e profissional ao longo da vida.

Assim como detalhou a pedagoga de Mato Grosso do Sul, a Unesco detalha que educação integral ultrapassa as fronteiras da sala e considera o desenvolvimento pleno do ser humano. Essa abordagem tem como base a ideia de que a educação deve preparar os indivíduos para a vida.

Os quatro pilares são:

Aprender a conhecer – prazer de aprender e ao desenvolvimento de competências cognitivas que permitem ao indivíduo entender o mundo ao seu redor. O objetivo é desenvolver habilidades de aprendizado contínuo, como a curiosidade para aprender, interesse artístico, a capacidade de pesquisa, o pensamento crítico e a autonomia intelectual.

Aprender a fazer – trata-se de aprender a enfrentar situações concretas e resolver problemas, tanto no ambiente de trabalho quanto no cotidiano. Competências que vão além da teoria, incluindo habilidades manuais, tecnológicas e interpessoais.

Aprender a conviver – desenvolvimento de habilidades socioemocionais que permitam ao indivíduo viver em harmonia com os outros. Isso inclui a capacidade de trabalhar em equipe, de resolver conflitos, de respeitar a diversidade e de participar de forma ativa e solidária na comunidade.

Aprender a ser – desenvolver a autonomia, a responsabilidade pessoal, a ética, a sensibilidade, a imaginação e a capacidade de tomar decisões de forma consciente.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Estrada de acesso ao assentamento Bebedouro, em Nova Alvorada do Sul (PMNAS, Divulgação)

Incra cede área em assentamento de Nova Alvorada do Sul para prefeitura

Precisa de atendimento? Confira a escala médica nas Upas e nos CRSs de Campo Grande

Sob gestão de Papy, Câmara de Campo Grande aumenta gastos e diminui resultados

Após um ano, Justiça marca audiência de acusado por homicídio em quitinete

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Está sem ideia do que fazer neste domingo? Confira a programação

Cotidiano

Perigo oculto: infecções em dedos e unhas geram alerta a médicos e profissionais de estética

Contaminações pelas unhas podem resultar até mesmo em amputações

Cotidiano

Vai viajar? Aeroporto Internacional de Campo Grande opera sem restrições

Os próximos voos que partem de Campo Grande operam das 8h às 20h55. Já os voos de chegada operam das 08h15 às 23h

Cotidiano

‘Um dia no Parque’ acontece neste domingo e evento é oportunidade para contato com a natureza

As atividades se concentram em quatro parques estaduais: Matas do Segredo e Prosa, em Campo Grande; Nascentes do Rio Taquari, em Costa Rica; e Várzeas do Rio Ivinhema, em Jateí