Pular para o conteúdo
Cotidiano

Contribuintes podem fazer declaração pré-preenchida do Imposto de Renda a partir de amanhã

Segundo a Receita Federal, modalidade pré-preenchida deve ser utilizada por 57% dos contribuintes, que terão prioridade na restituição
Osvaldo Sato -
(Foto: Marcello Casal Jr, Agência Brasil)

A partir desta terça-feira (1º), os contribuintes poderão utilizar a declaração do 2025 na modalidade pré-preenchida, segundo a . Esse formato facilita o preenchimento ao disponibilizar automaticamente diversas informações já registradas no sistema do Fisco, que prevê que 57% das declarações sejam entregues via sistema pré-preenchido.

A declaração pré-preenchida já conta com dados fornecidos por empresas, bancos e outras instituições, permitindo um processo mais ágil e minimizando erros. Os contribuintes que utilizarem esse modelo também terão prioridade na fila de restituição, principalmente se optarem por receber o valor via Pix.

Dentre as vantagens da declaração pré-preenchida estão: redução de erros no preenchimento; agilidade na entrega; prioridade na restituição do imposto devido; e facilidade na importação de informações financeiras.

Cuidados ao declarar

Embora a pré-preenchida agilize o processo, é essencial revisar todos os dados antes de submeter a declaração. Erros podem levar à malha fina e gerar problemas com a Receita Federal.

Para não incorrer em erros, o contribuinte deve conferir: os rendimentos declarados por empresas e bancos; os pagamentos de serviços médicos e educacionais; os valores de bens e investimentos; e outras informações financeiras relevantes.

A declaração pré-preenchida estará disponível nos aplicativos da Receita Federal, na versão online e no programa de computador. Para acessá-la, é necessário possuir uma conta Gov.br de nível prata ou ouro.

Documentos necessários

Para o preenchimento do imposto de renda, seja na modalidade pré-preenchida, seja no formato em branco, é necessário que o contribuinte tenha em mãos alguns documentos essenciais.

São exemplos o CPF do titular e de dependentes; comprovante de endereço; informe de rendimentos (salários, aposentadoria, aluguéis, entre outros); comprovantes de despesas médicas e educacionais; escrituras de imóveis e documentos de veículos; e dados de investimentos e saldos bancários.

Caso algum informe de rendimentos não seja recebido, é possível utilizar as informações da declaração pré-preenchida.

Prioridade na restituição

As restituições do Imposto de Renda serão pagas em cinco lotes, entre 30 de maio e 30 de setembro. Um dos principais critérios para a ordem das restituições será o uso da declaração pré-preenchida, que deve dar prioridade aos contribuintes.

Entretanto, primeiramente, serão priorizados aqueles que possuem amparo legal para tal, tais como: idoso com 80 anos ou mais; idosos entre 60 e 79 anos, pessoas com deficiência ou doença grave; e cuja principal fonte de renda seja o magistério.

Depois disso, serão priorizados os contribuintes que usarem a pré-preenchida e optarem por restituição via Pix; e por fim, os demais contribuintes, por ordem cronológica de entrega das declarações.

O prazo final para envio da declaração é 31 de maio. Quem tiver imposto a pagar deve quitar a primeira parcela ou cota única até esta data. As demais parcelas vencem no último dia útil de cada mês, até dezembro.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina