Pular para o conteúdo
Cotidiano

Consumo das famílias em Campo Grande registra retração pelo quarto mês consecutivo

Queda do ICF foi puxada, principalmente, pela piora na percepção sobre o nível atual de consumo para bens duráveis, que registrou uma retração de 4,4%
Osvaldo Sato -
Pesquisa mede a confiança do consumidor em relação a emprego, renda, crédito e capacidade de consumo (Agência Brasil)

O Índice de ICF (Intenção de Consumo das Famílias) em registrou uma queda pelo quarto mês consecutivo em maio de 2025, atingindo 100,5 pontos. Este patamar, embora próximo à zona positiva (acima de 100 pontos, que indica satisfação quanto à capacidade de consumo), representa uma nova retração em relação aos 101,5 pontos observados em abril. Os dados são da pesquisa mensal da CNC (Confederação Nacional do de Bens, Serviços e ).

A continuidade do recuo no consumo das famílias de Campo Grande é um sinal de alerta para a economia local. A economista Regiane Dedé de Oliveira, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da MS, avalia que, “apesar da manutenção de índices de consumos iguais ao do ano passado (45,6%) e da perspectiva de consumo para os próximos meses também ser como a do ano anterior (41,3%), o impacto de fatores como juros ainda elevados e a alta no preço de alguns produtos essenciais na mesa do brasileiro pode estar influenciando a decisão de ir com mais calma às compras, especialmente as de maior valor”.

A queda do ICF foi puxada, principalmente, pela piora na percepção sobre o nível atual de consumo para bens duráveis, que registrou uma retração de 4,4%. Além disso, a perspectiva profissional recuou 2,5%, e a avaliação da renda atual apresentou uma queda de 1,3%. O índice para o “Momento para aquisição de duráveis” atingiu 89,6 pontos em maio. Em relação à situação de emprego, 13,5% dos entrevistados se declaram desempregados.

A pesquisa, que mede a confiança do consumidor em relação a emprego, renda, crédito e capacidade de consumo no presente e no curto prazo, é realizada mensalmente com base na percepção de pelo menos 500 famílias em Campo Grande. Para maio de 2025, os dados foram coletados nos últimos dez dias de abril.

Apesar do cenário de retração, a pesquisa mostra que 46,8% das famílias sentem que o acesso ao empréstimo/crédito para comprar a prazo está igual ao ano passado. No entanto, a parcela das famílias que considera um “mau momento” para adquirir bens duráveis é expressiva, chegando a 48,9%. A faixa de renda “Até 10 salários mínimos” apresenta um ICF de 97,8 pontos, indicando uma percepção de insatisfação abaixo da média geral.

O ICF, por ser um indicador antecedente do consumo baseado na visão dos próprios consumidores, é uma ferramenta importante para a política econômica, atividades produtivas, consultorias e instituições financeiras, auxiliando na compreensão das tendências de consumo e na formulação de estratégias diante do cenário de cautela das famílias em Campo Grande.

***

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dourados terá três dias de musica e muitas variedades de quitutes e artesanato

nelsinho trad

Nelsinho lamenta acidente com avião na Índia e pede um minuto de silêncio

operação cilada

No Dia dos Namorados, operação prende homens com histórico de violência doméstica

Suspeito de estupro se aproxima de enteada de 5 anos e acaba preso

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões do Sigo

clínica comunidade

Defensoria faz ‘batida’ em clínica terapêutica que funcionava após interdição e não encontra ninguém

claudinho serra tornozeleira

Justiça nega HC e mantém Claudinho Serra preso por chefiar esquema de corrupção

Policiais condenados por tráfico de cocaína são demitidos quase dois anos após operação

Últimas Notícias

Polícia

Idosa é socorrida em estado grave após ataque de pitbull no Jardim Noroeste

Vítima foi salva por trabalhadores da Solurb

Política

Papy considera “econômico”, mas não explica razão para dobrar valor de contrato jurídico na Câmara

Segundo o parlamentar, a contratada possui acordo com a Casa desde 2012. 

Brasil

CPI das Bets rejeita pedido de indiciamento de 16 pessoas em vitória do lobby pró-apostas

Relatora do caso vai encaminhar informações que reuniu para órgãos que poderão abrir investigações criminais

Cotidiano

Audiência pública vai debater violência contra enfermagem em MS

Conselho alerta para aumento dos casos de violência contra profissionais