Pular para o conteúdo
Cotidiano

Confira como garantir um ‘arraiá’ seguro e evitar acidentes elétricos nos festejos juninos

É necessário evitar algumas ações próximas da rede elétrica, como por exemplo, fogueiras e soltura de fogos de artifício, assim como soltura de balões
Osvaldo Sato -
Evite utilizar bocais de lâmpada e fiação elétrica para pendurar decorações (Foto: Divulgação, Energisa)

Aberta a aguardada temporada de festas juninas, os organizadores se preparam para que o festejo tenha todas as características que a tornaram uma das mais populares do Brasil. Preparam os quitutes típicos, as músicas e danças. Um ponto que também não passa despercebido é a decoração: bandeirinhas, balões, tecidos, tudo faz alusão à vida rural, traço marcante de nossa cultura.

Neste sentido, um elemento sempre presente também nas festas juninas é a iluminação. Como a maioria é realizada em período noturno, há diversas formas de iluminar salões, tendas e barracas, assim como garantir distribuição elétrica para sonorização e outros itens eletrônicos.

Assim, esse item deve ser ponto de atenção para evitar acidentes. Segundo Wagner Garcia Lima, coordenador de Saúde e Segurança da , a atenção deve começar na hora de montar a decoração. “Jamais use bocais de lâmpadas para pendurar bandeirinhas ou balões. Isso pode causar choques e até incêndios”, alerta.

Ainda segundo a Energisa, são pontos de atenção:

  • Extensões e benjamins (conhecidos como “Ts”) – evite o uso permanente desses acessórios, especialmente em comemorações realizadas em casa, pois isso pode sobrecarregar uma única tomada e resultar em curto-circuito.
  • Bocais de lâmpadas – jamais devem ser utilizados como suporte para pendurar enfeites como balões e bandeiras. Além de choques elétricos, essa prática pode provocar incêndios.
  • Manuseio de equipamentos eletroeletrônicos (aparelhos de som, freezers, geladeiras, entre outros) – nunca os manipule com o corpo molhado e sem utilizar calçados adequados.
  • Local adequado para decoração – ao decorar a frente de casa com bandeirinhas, por exemplo, é recomendado colocá-las longe de postes de energia. Além disso, é importante não amarrar fios, cabos ou enfeites em postes ou fiações elétricas.
  • Enfeites de metais – não são aconselhados, caso queira fazer uso desses materiais, utilize adereços isolantes, como borracha e silicone, para evitar o risco de condução de energia.

Além destes, é importante evitar algumas ações próximas da rede elétrica, como por exemplo, fogueiras e soltura de fogos de artifício, pois o contato pode causar curtos circuitos e interromper a distribuição de energia.

Há ainda a soltura de balões, fato este agravado pela prática configurar um crime. Depois de soltos, os balões ficam à mercê dos ventos e podem colidir com a fiação elétrica ou caírem dentro de subestações ou sobre redes elétricas.

Caso de acidentes

Já em caso de acidente elétrico, o alerta é para que outras pessoas nunca toquem na vítima, caso esta seja eletrocutada. A orientação é desligar o disjuntor e chamar o (193). Caso o acidente tenha ocorrido na rua, acionar ainda a Energisa pelo 0800-7227272.

“Nossas equipes estão sempre de prontidão para atender todas as ocorrências, graves ou não. Mas, para nós, é muito mais importante estar próximo aos clientes, mostrando a importância de ações preventivas e seguras. Por isso, estamos sempre compartilhando informações sobre o assunto e nos colocando à disposição para solucionar qualquer demanda que envolva ”, ressalta o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa.

A Energisa explica ainda que caso o evento necessite de energia em local onde não há distribuição, os interessados pode solicitar uma ligação provisória. Este deve ser solicitado com 48 horas de antecedência.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Gripe aviária: África do Sul e Cingapura retomam importação de frango brasileiro

pipa

Pipa nas férias: projeto alerta para riscos do esporte que já causou 71 danos na rede elétrica de MS

Rússia faz o maior ataque à Ucrânia após promessa de armas de Trump

Mutirão do HU-UFGD teve mais de 100 atendimentos durante final de semana

Notícias mais lidas agora

Fiscalização vai fazer ‘batida’ na JBS para verificar acordo após flagra em Campo Grande

mpms segurança mp

“Para aventureiros”: MPMS homologa licitação de quase meio milhão questionada por concorrentes

Proposta de Adriane para corte de gastos é aprovada na Câmara de Campo Grande

Policial penal é alvo de operação do Gaeco após descoberta de drogas em cilindros em Campo Grande

Últimas Notícias

Famosos

Campeã do BBB 13, Fernanda Keulla é diagnosticada com doença rara: ‘Não tem cura’

Ex-BBB Fernanda Keulla pegou os fãs de surpresa ao revelar que recebeu o diagnóstico de uma doença autoimune rara; saiba detalhes

Polícia

Altamente estruturada: Organização alvo do Gaeco que tinha policial penal fazia a distribuição de cocaína no país

Foram cumpridos mandados em Campo Grande, Dourados, Corumbá e Ladário

Transparência

Fiscalização vai fazer ‘batida’ na JBS para verificar acordo após flagra em Campo Grande

MPMS 'pegou leve' e estipulou multa de apenas R$ 9,8 mil, caso empresa bilionária não cumpra termos do TAC

Cotidiano

Campo Grande terá chuveiros e pontos de higiene para pessoas em situação de rua

O ‘Banho Solidário’ visa garantir condições mínimas de higiene a pessoas em situação vulnerabilidade social