Pular para o conteúdo
Cotidiano

Como fazer: Liberada entrega da declaração de Imposto de Renda pré-preenchida

Entrega da declaração pré-preenchida pode ser feita pelo site Meu Imposto de Renda, no app Receita Federal ou pelo programa de computador
Osvaldo Sato -
Prazo para retificação será aberto já no sábado (31). (Foto: Joedson Alves, Agência Brasil)

Foi aberto nesta terça-feira (1º) o prazo para que contribuintes utilizem a opção de declaração do 2025 na modalidade pré-preenchida. Além da facilidade no preenchimento, pois os dados são disponibilizados automaticamente na declaração, quem optar pela pré-preenchida terá prioridade na restituição.

O prazo para declaração de imposto de renda estava liberado desde o dia 17 de março, porém apenas agora a pré-preenchida foi liberada. Mesmo assim, quem utilizar o formato terá prioridade na restituição, principalmente se optarem por receber o valor via Pix.

Neste modelo de declaração, grande parte dos dados necessários à declaração já estão dispostos e vinculados ao CPF do contribuinte. Isso porque empresas, bancos e outras instituições forneceram os dados de forma antecipada à Receita e, assim, tornou o processo mais ágil e minimizou possíveis erros.

Entretanto, a Receita orienta que ainda que os dados estejam previamente dispostos, é necessário que os contribuintes revisem todos os dados antes de submeter a declaração. Erros podem levar à malha fina e gerar problemas com a .

Para não incorrer em erros, o contribuinte deve conferir: os rendimentos declarados por empresas e bancos; os pagamentos de serviços médicos e educacionais; os valores de bens e investimentos; e outras informações financeiras relevantes.

Como acessar

A declaração pré-preenchida estará disponível nos aplicativos da Receita Federal, na versão online e no programa de computador. Para acessá-la, é necessário possuir uma conta Gov.br de nível prata ou ouro.

Para o preenchimento on-line, o contribuinte deve acessar o site ‘Meu Imposto de Renda’ da Receita Federal e acessar com uso da conta gov.br. Depois, deve escolher o ano desejado e clicar em ‘Preencher declaração’ e, em seguida, optar pela opção ‘Pré-Preenchida’.

Pelo aplicativo para celular e tablet, o contribuinte deve baixar e instalar o app Receita federal na loja de aplicativos de seu dispositivo. Depois de instalado, deve acessar também com uso da conta gov.br. A partir disso, os procedimentos devem ser os mesmo listados para o acesso on-line.

Quem optar pelo uso do programa de computador, deve baixar, instalar e abrir o programa. Depois, deve clicar em ‘Entrar com gov.br’; em seguida, clica em aba ‘Nova’ e, depois ‘Iniciar declaração a partir da pré-preenchida’.

Documentos necessários

Para o preenchimento do imposto de renda, seja na modalidade pré-preenchida, seja no formato em branco, é necessário que o contribuinte tenha em mãos alguns documentos essenciais.

São exemplos o CPF do titular e de dependentes; comprovante de endereço; informe de rendimentos (salários, aposentadoria, aluguéis, entre outros); comprovantes de despesas médicas e educacionais; escrituras de imóveis e documentos de veículos; e dados de investimentos e saldos bancários.

Caso algum informe de rendimentos não seja recebido, é possível utilizar as informações da declaração pré-preenchida.

Prioridade na restituição

As restituições do Imposto de Renda serão pagas em cinco lotes, entre 30 de maio e 30 de setembro. Um dos principais critérios para a ordem das restituições será o uso da declaração pré-preenchida, que deve dar prioridade aos contribuintes.

Entretanto, primeiramente, serão priorizados aqueles que possuem amparo legal para tal, tais como: idoso com 80 anos ou mais; idosos entre 60 e 79 anos, pessoas com deficiência ou doença grave; e cuja principal fonte de renda seja o magistério.

Depois disso, serão priorizados os contribuintes que usarem a pré-preenchida e optarem por restituição via Pix; e por fim, os demais contribuintes, por ordem cronológica de entrega das declarações.

O prazo final para envio da declaração é 31 de maio. Quem tiver imposto a pagar deve quitar a primeira parcela ou cota única até esta data. As demais parcelas vencem no último dia útil de cada mês, até dezembro.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

Últimas Notícias

Polícia

Homem é sequestrado e mantido em cárcere e dois acabam presos em Campo Grande

Homem disse aos policiais que foi obrigado a fornecer as senhas de seus cartões

Polícia

Operação contra Comando Vermelho tem ação em MS e ‘Dama do Crime’ acaba presa

Anne Casaes foi apontada como uma das principais articuladoras do CV

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto