Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com produção estimada em 13 milhões de toneladas, soja de MS ganha força como alternativa à produção dos EUA

Para a Aprosoja/MS, a guerra comercial entre China e EUA abre caminho para que Mato Grosso do Sul fortaleça sua presença no mercado internacional
Lethycia Anjos -
Colheita de soja em MS. (Divulgação, Famasul)

O aumento das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos chineses tem reposicionado o Brasil como um fornecedor estratégico no comércio global de — especialmente para a China, maior compradora mundial do grão. Essa movimentação impacta diretamente os estados produtores do grão, como , 5° maior produtor do país.

Segundo a Aprosoja/MS, o momento é ideal para que Mato Grosso do Sul amplie sua presença nos mercados internacionais. A entidade destaca que o Estado colheu mais de 12 milhões de toneladas de soja na 2023/2024 e projeta uma produção superior a 13 milhões de toneladas para 2024/2025, com base nos dados mais recentes do Projeto SIGA-MS.

“O Estado tem condições de escoamento, qualidade de produção e regularidade de fornecimento para atender a crescente demanda chinesa”, disse em nota.

Desafios climáticos

Safra de soja (Divulgação – Aprosoja/MS).

Até 4 de abril, 96,4% da área plantada em Mato Grosso do Sul já havia sido colhida, o que representa cerca de 4,3 milhões de hectares. As regiões Sul (97,5%) e Centro (96,8%) lideram a finalização dos trabalhos no campo.

Apesar do panorama positivo, a safra 2024/2025 em Mato Grosso do Sul enfrentou desafios climáticos. O Projeto SIGA-MS aponta que cerca de 2,3 milhões de hectares (52% da área total) foram afetados pelo estresse hídrico, principalmente as lavouras implantadas entre setembro e meados de outubro, que sofreram com a escassez de chuvas, especialmente em janeiro, um período crítico para o enchimento dos grãos.

No entanto, a resiliência do setor e as condições climáticas mais favoráveis em outras regiões do Estado contribuíram para uma perspectiva geral de crescimento. A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estima um aumento de 3,1% na área plantada em Mato Grosso do Sul, alcançando 4.253,4 mil hectares na safra 2024/25, ante os 4.124,3 mil hectares da safra anterior.

Além disso, a produtividade apresentou um incremento significativo de 12,6%, passando de 2.825 kg/ha para 3.180 kg/ha. Com isso, a produção total esperada para o Estado é de 13.525,8 mil toneladas, um salto de 16,1% em relação à safra 2023/24.

Guerra comercial entre China e EUA

A guerra comercial entre China e Estados Unidos provocou um aumento expressivo nas compras chinesas de soja brasileira. Conforme a Bloomberg, somente na última semana, a China contratou 2,4 milhões de toneladas do grão vindo do Brasil — quase um terço do volume mensal normalmente processado pelo país.

A soja é fundamental para a alimentação de suínos e aves na China, o que reforça a urgência por fornecedores confiáveis. Apesar disso, especialistas ponderam que a produção brasileira não substitui integralmente a dos Estados Unidos. Isso porque, enquanto o Brasil exporta mais no primeiro semestre, os EUA lideram os embarques no segundo semestre do ano, após a colheita americana.

Para a Aprosoja/MS, esse cenário reforça o protagonismo brasileiro no comércio internacional da soja.

“O aumento das tarifas aplicadas pelos Estados Unidos sobre produtos chineses pode beneficiar o mercado nacional, como fornecedor estratégico de soja para a China. À medida que países impactados pelas taxações americanas buscam fornecedores alternativos, o Brasil passa a ocupar um espaço cada vez mais relevante no comércio internacional”.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Rússia faz o maior ataque à Ucrânia após promessa de armas de Trump

Mutirão do HU-UFGD teve mais de 100 atendimentos durante final de semana

Policial penal é alvo de operação do Gaeco após descoberta de drogas em cilindros em Campo Grande

Brasileira não tolera xenofobia e parte para cima de rival no Big Brother Portugal

Notícias mais lidas agora

Proposta de Adriane para corte de gastos é aprovada na Câmara de Campo Grande

mpms segurança mp

“Para aventureiros”: MPMS homologa licitação de quase meio milhão questionada por concorrentes

claudinho serra

Justiça mantém presos Claudinho Serra, assessor e empreiteiro acusados de corrupção

Governo de MS abre edital de R$ 96 mil para desenvolvimento turístico da região sul do Estado

Últimas Notícias

Transparência

Fiscalização vai fazer ‘batida’ na JBS para verificar acordo após flagra em Campo Grande

MPMS 'pegou leve' e estipulou multa de apenas R$ 9,8 mil, caso empresa bilionária não cumpra termos do TAC

Cotidiano

Campo Grande terá chuveiros e pontos de higiene para pessoas em situação de rua

O ‘Banho Solidário’, visa garantir condições mínimas de higiene a pessoas em situação vulnerabilidade social

Brasil

Gripe aviária: África do Sul e Cingapura retomam importação de frango brasileiro

25 países já retomaram importação; em contrapartida, 10 nações mantêm suspensões

Cotidiano

Pipa nas férias: projeto alerta para riscos do esporte que já causou 71 danos na rede elétrica de MS

Crianças atendidas no projeto social da Legião da Boa Vontade, no Aero Rancho, recebem orientações sobre os cuidados necessários com a rede elétrica