Com a madrugada fria que alcançou mínima de 6°C em Campo Grande, a ação do “Inverno Acolhedor” atendeu 86 pessoas em situação de rua entre a noite de quarta-feira (28) e a madrugada de quinta-feira (29).
Equipes do Seas (Serviço Especializado de Abordagem Social), da SAS (Secretaria de Assistência Social), atenderam 43 homens cis, quatro mulheres cis e cinco mulheres trans, sendo duas idosas e um imigrante no ponto de acolhimento do Parque Ayrton Senna.
Durante o acolhimento, três pessoas procuraram voluntariamente o ponto estratégico no Aero Rancho e três foram encaminhados pelo Seas. A estrutura atendeu à finalidade de acolher, com dignidade, as pessoas em situação de rua, oferecendo alternativa emergencial em noite de frio intenso. O atendimento vai atuar das 18h às 6h.
O espaço contou com colchões, cobertores, alimentação noturna, atendimentos do consultório na rua, suporte para pets e acompanhamento da equipe da abordagem social. Os acolhidos foram orientados a seguir para o Centro POP após as 6h da manhã.
Acolhimentos na rua
Fora o ponto do parque, as equipes da SAS também atenderam pessoas em situação de vulnerabilidade na rua. Foram 32 abordagens, sendo seis encaminhamentos para UAIFAs (Unidades de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias). Cerca de 16 pessoas recusaram o encaminhamento, mas receberam cobertores.

Como ajudar?
A população pode contribuir com o trabalho do Seas realizando denúncias pelos telefones (67) 99660-6539 e 99660-1469. Dessa forma, as equipes podem ir até o local e oferecer os serviços da rede de Assistência Social do município.
Nas unidades de acolhimento são oferecidas quatro refeições diárias, elaboradas por nutricionistas da SAS, há alojamentos individuais para grupos familiares, além de atendimento, assistência psicossocial e trabalho integrado com as demais pastas da gestão pública.
A Rede Municipal de Assistência Social também dispõe do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro POP. A unidade oferece trabalho técnico para a análise das demandas dos usuários, orientação individual e grupal, e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência.
O local também promove acesso à higiene pessoal, alimentação e provisão de documentação civil, proporcionando o endereço institucional para utilização, como referência, do usuário.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.