Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com baixa procura, Dourados faz ‘Dia D’ de vacinação contra Influenza neste sábado

Atendimentos acontecem em todas as unidades de saúde
Marcos Morandi -
Prefeitura quer ampliar cobertura contra Influenza (Foto: Divulgação)

Neste sábado (10) acontece o ‘Dia D de Vacinação’ contra a Influenza. A mobilização ocorre das 7h às 17h em todas os Postos de Saúde e no Pronto Atendimento Médico (PAM). A ação tem como proposta ampliar a cobertura vacinal entre os grupos prioritários, como idosos e crianças.

“Não temos leitos de UTI e nem de enfermaria para receber pacientes com doenças respiratórias”, alerta Márcio Figueiredo, secretário municipal de Saúde. “Todos estão superlotados e a vacina é a forma mais eficaz de prevenir essas doenças”, pontua o secretário.

Segundo a Sems (Secretaria Municipal de Saúde) integram o público-alvo da campanha pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, além de indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, , forças de segurança e pessoas com doenças crônicas.

A secretária-adjunta de Saúde, Terezinha Picolo da Silva, alerta para a preocupante baixa adesão à campanha. Apenas 19% das 62 mil pessoas do público-alvo específico (crianças, idosos e gestantes) foram imunizadas até agora.

Esse número é considerado muito abaixo, sobretudo diante do aumento de internações por doenças respiratórias. “São justamente essas faixas etárias as que mais estão ocupando leitos de UTI adulto e pediátrico neste momento. Precisamos aumentar a imunização com urgência”, ressalta Terezinha.

Diante da baixa-procura, o Marçal Filho ()recebeu a vacina pediu aos moradores que procurem as unidades de saúde receber o imunizante conta a gripe.

Desde o início da campanha, o município já aplicou 20 mil das 43 mil doses recebidas do Ministério da Saúde. No entanto, diante da incerteza sobre novas remessas de vacinas, a Secretaria mantém a aplicação restrita aos grupos prioritários.

“É muito importante que todos que fazem parte do público-alvo compareçam. Pais, tragam seus filhos de seis meses a menores de seis anos incompletos para vacinar. Quanto maior a cobertura vacinal, maior é a proteção da população, especialmente dos grupos mais vulneráveis”, destacou o prefeito.

A preocupação aumenta com a proximidade do inverno, quando o número de casos de síndromes gripais tende a crescer. “Nenhuma cidade está estruturada para uma alta demanda de pacientes ao mesmo tempo, principalmente em relação à ampliação de leitos de UTI. A vacina é a forma mais eficaz de prevenção”, reforça a secretária-adjunta de saúde.

Além do Dia D, a vacinação contra a gripe segue disponível durante a semana, de segunda a sexta-feira, nas unidades de saúde, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Nos finais de semana, a imunização acontece no PAM, das 7h às 17h, e na Seleta, das 7h às 22h.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
acidente

Prefeituras de Corumbá e Ladário decretam luto por vítimas de acidente com ônibus na BR-262

depac

Moradora se irrita com obra e agride síndica no Jardim Carioca

psg mundial

PSG envolve, goleia Atlético de Madrid e manda recado ao Botafogo no Mundial de Clubes

balao

Balão com 33 tripulantes cai no interior de SP e uma pessoa morre

Notícias mais lidas agora

Subprodutos e reduflação

De subprodutos a reduflação, fome e vulnerabilidade viram lucro para indústria alimentícia

Secretários de MS seguem em Israel e passam a noite em bunker

Criança que atirou e acertou a mãe está sob cuidados da família e pai ainda será interrogado

cepol amigo

Homem é ferido com facada no pescoço e acusa amigo de cometer o crime

Últimas Notícias

Esportes

Em Campo Grande, Collet vence e assume a liderança da F-Truck

Com a vitória, o gaúcho assume a liderança do campeonato, com uma vantagem de 40 pontos

Mundo

Trump diz achar que há grande chance de um acordo entre Irã e Israel

Trump ainda reafirmou que os EUA seguem apoiando Israel

Mundo

VÍDEO: Terremoto de magnitude 6,1 atinge Lima e deixa ao menos um morto

Epicentro do terremoto foi localizado no oceano, próximo à cidade costeira de Callao

Esportes

Palmeiras empilha chances, mas fica no 0 a 0 com o Porto na estreia do Mundial

Palmeiras foi superior ao time português em campo, mas parou no goleiro do Porto