Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com avanço de cobertura vacinal, MS completa 10 anos sem casos confirmados de febre amarela humana

A febre amarela voltou a acender o alerta nacional em 2025, após um aumento de 800% nos casos confirmados e nas mortes, em relação ao ano anterior, nas Américas
Jennifer Ribeiro -
Vacinas contra a febre amarela. (Reprodução, Agência Brasil)

Desde 2015, segue sem registrar novos casos confirmados de humana. Apesar de haver um aumento da circulação do vírus no Brasil em 2025, o Estado avançou na cobertura vacinal, alcançando, em 2024, o melhor índice dos últimos cinco anos. Vale lembrar que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90%.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Conforme a SES (Secretaria de Estado de Saúde), de 2020 a maio de 2025, 42 casos suspeitos da doença foram notificados em 20 municípios sul-mato-grossenses, todos descartados após investigação laboratorial. No Estado, a vigilância ativa é intensiva especialmente em regiões de , como e .

A febre amarela voltou a acender o alerta nacional em 2025, após um aumento de 800% nos casos confirmados e nas mortes, em relação ao ano anterior, nas Américas: 220 casos confirmados e 89 mortes até o fim de maio. Segundo a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), quase todos os infectados em 2025 não estavam vacinados. Assim, o reforço da vacina é uma das principais estratégias de prevenção.

“A vacina é segura, gratuita e a principal forma de proteção contra a febre amarela. Temos avançado na cobertura, mas ainda precisamos atingir a meta e manter a população protegida”, reforça Frederico Moraes, gerente de Imunização da SES.

Vacinação contra a febre amarela

A vacinação contra a febre amarela é recomendada para pessoas de 9 meses a 59 anos. Quem não se vacinou deve procurar uma unidade básica de saúde mais próxima para atualizar a caderneta, conforme o PNI (Programa Nacional de Imunizações).

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida por mosquitos, com dois ciclos de transmissão: silvestre e urbano. Os sintomas incluem febre de início súbito, dores no corpo, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, náuseas e vômitos, fadiga, fraqueza e, nos casos mais graves, podem evoluir para complicações fatais.

Ao perceber esses sinais, é preciso procurar uma unidade básica de saúde mais próxima para avaliação do quadro clínico e tratamento adequado.

Monitoramento

Além da imunização, a SES mantém ações de vigilância entomológica, monitoramento de epizootias (morte de primatas não humanos) e orientação aos municípios para notificação imediata de suspeitas, considerando que a vacinação garante imunidade vitalícia, sendo um dos pré-requisitos para casos suspeitos de não vacinação.

No ciclo silvestre da febra amarela, os primatas não humanos são considerados como sentinelas, ou seja, o adoecimento ou a morte desses animais podem estar relacionados com a circulação do vírus da febre amarela em áreas silvestres.

Portanto, é considerado doente o animal que apresenta movimentação lenta, segregação do grupo, imobilidade no solo, perda de apetite, desnutrição, desidratação, entre outros. O comportamento anormal ou o óbito destes animais devem ser imediatamente comunicados às autoridades sanitárias, para subsidiar a investigação e tomada de decisões de prevenção e controle.

“O objetivo da vigilância epidemiológica é detectar antecipadamente a presença do vírus, aplicando as medidas de prevenção e controle, reduzindo a transmissão da febre amarela silvestre e urbana”, explica a responsável pela Gerência de Zoonoses da SES, Melissa Amin.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Designers e antropóloga criam coleção inspirada no Banho de São João de Corumbá

Espérance vence o Los Angeles FC, e Flamengo avança às oitavas como líder do Grupo D

VÍDEO: luzes no céu intrigam moradores de Campo Grande

‘Careca do INSS’ pede anulação de relatórios financeiros que embasaram inquéritos sobre fraudes

Notícias mais lidas agora

Secretários chegam em Campo Grande uma semana após escalada de confronto em Israel

Juiz dá ‘puxão de orelha’ e manda MPMS apresentar provas da corrupção em Água Clara em dez dias

VÍDEO: luzes no céu intrigam moradores de Campo Grande

Carreta fica destruída por incêndio com explosões na BR-158

Últimas Notícias

Brasil

Inscrições para Encceja Exterior 2025 vão até dia 27

As inscrições devem ser feitas exclusivamente no Sistema do Encceja Exterior

Polícia

Acusado por emboscada com ônibus incendiado e morte de torcedor do Cruzeiro é preso em MS

Morte de um torcedor do Cruzeiro no dia 27 de outubro do ano passado

Mundo

Embaixada começa a identificar brasileiros que querem deixar Israel

Em razão do recente conflito com o Irã, iniciado dia 13 de junho

Esportes

Sem pódio por equipes, Brasil acaba Mundial de Judô com duas medalhas

A última possibilidade de medalha era a competição por equipes