Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com apoio da Funsat e Emha, Centro Pop realiza mutirão de atendimentos em Campo Grande

Equipes levaram atendimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social acolhidas no Parque Ayrton Senna
Idaicy Solano -
População em situação de rua recebeu atendimento da Funsat e Emha nesta terça-feira (23) (Madu Livramento, Jornal Midiamax)

O Centro Pop (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua), de , realizou na tarde desta terça-feira (24), uma ação em parceria com a (Fundação Social do Trabalho) e a (Agência Municipal de Habitação), para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social acolhidas no Parque Ayrton Senna. 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Durante a ação, foram oferecidos atendimentos para solicitação de documentos pessoais, atualização do NIS, cadastro único, cadastros em programas sociais, incluindo o bolsa família e o programa de moradia social da prefeitura, além de encaminhamentos para o mercado de trabalho.

A Funsat esteve presente realizando a orientação para cadastro no Primt (Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho), programa que oferece oportunidades de trabalho na administração municipal para pessoas em situação de vulnerabilidade e desempregadas. 

Até o início da tarde, as equipes já haviam realizado 33 encaminhamentos na Funsat; 19 solicitação de atualização do cadastro único; 49 solicitações na Emha; e 50 atendimentos com os técnicos do Centro Pop. 

Acolhidos sonham em alugar casa e sair das ruas 

Daniel de Carvalho Monteiro, de 24 anos, declara que sofre de esquizofrenia, e faz tratamento em uma das unidades terapêuticas oferecidas pela prefeitura. Ele explica que é aposentado pelo LOAS, e precisa de novos documentos para poder passar pela perícia e regularizar o benefício. 

Daniel conta que está morando na rua há cinco meses, após sofrer uma quebra de vínculo familiar. “Muita gente não vê o que a gente passa dentro de casa, ou na nossa região [onde mora]. Eu tô precisando dos meus documentos pra seguir minha vida. Meus planos são tirar meu documento e mexer com a minha aposentadoria, alugar uma casa e ir viver minha vida, sair da situação de rua”. 

Carol Dias, de 27 anos, relata que passou três anos morando em , no Estado de Mato Grosso, e retornou para Campo Grande recentemente. Ela estava há cerca de duas semanas morando na rua, quando recebeu acolhimento no Centro Pop. 

Ela buscou atendimento para regularizar sua situação com o benefício do bolsa família e tentar uma vaga no mercado de trabalho, para então conseguir traçar novos rumos em sua vida. Ela explica que, apesar de ter família na cidade, optou por não os procurar. “Foi por questões pessoais minhas. Mas agora é só erguer a cabeça e lutar, tentar conquistar alguma coisa”. 

Acolhidos aguardando por atendimento no Centro Pop (Madu Livramento, Jornal Midiamax)

Centro oferece comida e assistência social 

A equipe técnica do Centro Pop é composta por psicólogos, assistentes sociais e advogados, que atuam em conjunto com os assistidos para estabelecer objetivos capazes de auxiliá-los a superar a situação de rua. Por lá, são realizados encaminhamentos estratégicos para diversas unidades e serviços, incluindo a Defensoria Pública do Estado e da União, delegacias de polícia, Escritório Social, Central de Monitoramento Eletrônico () e Sejusp.

De acordo com a assistente social e coordenadora do Centro Pop, Akemy Albuquerque Higa, os atendimentos na unidade giram em torno de 150 pessoas por dia. O espaço oferece três refeições por dia (café da manhã, almoço e lanche da tarde), espaço para banho e higienização e lavanderia para aqueles que desejam lavar as roupas. 

Além disso, é oferecida a regulação para acolhimento nos centros espalhados pela Capital e também para atendimentos nas unidades terapêuticas. Somente nas últimas 24 horas, o Centro Pop realizou 10 encaminhamentos para receber tratamento em unidades terapêuticas, de acordo com Akemy. Também é feito encaminhamento para a Defensoria Pública, como, por exemplo, no caso de imigrantes. 

“Aqui eles vêm pedindo, além do acolhimento, a documentação, para dar início a uma retomada de autonomia, para ser inserido no mercado de trabalho, para poder estar fazendo busca de benefícios, tanto de BPC (benefício de prestação continuada), quanto de Bolsa Família”, detalha a coordenadora. 

Às quartas-feiras, é realizada a ação “Consultório na Rua”, que leva uma série de atendimentos na área de saúde, incluindo médicos, psicólogos e assistentes sociais. 

O espaço recebe pessoas de todas as idades, incluindo estrangeiros, com exceção de crianças, que devem estar acompanhadas de um responsável. O centro Pop está localizado na Rua Joel Dibo, nº 255, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. 

Akemy Albuquerque Higa, coordenadora do Centro Pop (Madu Livramento, Jornal Midiamax)

Inverno Acolhedor 

O ponto de acolhimento para pessoas em situação de rua durante as noites de frio intenso foi reativado no parque Ayrton Senna nesta segunda-feira (23). Nas últimas 24 horas, foram acolhidas mais de 70 pessoas no local, sendo 10 mulheres e 62 homens. Entre os atendidos, haviam dois migrantes e quatro idosos.

Além disso, foram realizadas 24 abordagens e distribuídos 19 cobertores para pessoas que preferiram não ir para abrigos. O atendimento noturno no Parque Ayrton Senna, em Campo Grande, oferece colchão e cobertas das 18h às 6h para pessoas em vulnerabilidade social.

A ação faz parte do projeto Inverno Acolhedor e busca oferecer suporte às pessoas que recusam os acolhimentos institucionais da SAS (Secretaria de Assistência Social). Como o Ponto de Apoio é montado com base nos alertas de frio intenso emitidos pela Defesa Civil, a ideia é que, nesta semana, ele fique disponível por três dias.

O Ponto de Apoio conta com colchões, alimentação e entrega de agasalhos. Além disso, as equipes também preparam a estrutura para garantir o acolhimento de pets que acompanham essa população. No local, os animaizinhos recebem ração, coleiras e água.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano