Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com 7 casos positivos de raiva em morcegos, Capital supera 2024 no número de confirmações da doença

Em 2024, Campo Grande registrou seis casos de raiva em morcegos
Jennifer Ribeiro -
Em caso de contato com um morcego, é indicado ir o mais rápido possível até uma UPA. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Em seis meses, já superou 2024 no número de confirmações de raiva em morcegos. Em 2024, a Capital registrou seis casos ao longo do ano, enquanto em 2025 sete morcegos testaram positivo para o vírus. A confirmação do caso mais recente foi divulgada na sexta-feira (6) pela (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da CCZ (Coordenadoria de Controle de Zoonoses).

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Devido ao aumento, a Coordenadoria reforçou os cuidados que a população deve ter. Conforme a médica-veterinária Maria Aparecida Conche Cunha, é importante que os moradores evitem contato com morcegos, sejam eles vivos ou mortos. Caso encontrem um caído no chão ou pendurado em locais baixos, a orientação é não o tocar, mas ligar para a CCZ, que tomará as providências necessárias.

Além disso, é fundamental que o morador mantenha portas e janelas bem fechadas para evitar a entrada de morcegos na residência; permaneça atento ao ambiente ao redor de sua casa, especialmente em locais onde morcegos possam estar presentes, sem tentar removê-los de seus habitats naturais; e eduque familiares e vizinhos sobre a importância de evitar o contato com morcegos e de procurar assistência em caso de contato.

Já em relação aos pets domésticos, mesmo que estejam vacinados, é importante mantê-los sob supervisão, evitando que eles entrem em contato com animais desconhecidos ou selvagens. Em caso de mordida ou contato suspeito, procure um veterinário imediatamente.

A especialista pontua ainda que preservação do habitat natural dos morcegos é fundamental para o equilíbrio ecológico, portanto, o foco é evitar contato com esses animais, especialmente quando apresenta risco à saúde pública. A CCZ pode ser acionada pelo telefone (67) 3313-5000.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

De Campo Grande, atleta conquista o 2º lugar em Campeonato Estadual de Hipismo

Prefeitura oferece curso gratuito de assistente administrativo para mulheres

Emprega CG: feirão leva mais de 1,8 mil vagas de emprego ao Aero Rancho na próxima terça-feira

Jovem é preso após dirigir no sentido contrário da via e colidir contra viatura em MS

Notícias mais lidas agora

Guerra entre Israel e Irã impede volta de secretários do Governo de MS ao Brasil

Carpa, palhaço e cruz: o que significam tatuagens no submundo do crime

ex-coordenador apae

Acusado de desvios na Apae confessa que pagou R$ 12,3 mil para ‘sumir’ com quase meio milhão

Companhia aérea vai pagar R$ 5 mil a passageiro de MS após cancelamento fazer viagem superar 24h

Últimas Notícias

Cotidiano

Adolescente encontra 1º voucher de aliança em bolo e promete guardar para futura esposa

Antes de encontrar o prêmio, adolescente havia feito promessa durante conversa informal com o pai

Transparência

Falta de provas e ‘generalidade’: STJ enterra investigações da operação Ouro de Ofir

5ª Turma do STJ pontuou morosidade do MPMS em oferecer denúncia, além de generalidade de indícios que fundamentaram a investigação

Mundo

Hackers vazam dados de mais de 7 milhões de cidadãos paraguaios

Grupo cibercriminoso havia pedido resgate ao governo Paraguaio, que ignorou por considerar dados pouco sensíveis, decorrentes de vazamentos anteriores

Polícia

Incêndio de grandes proporções destrói residência no Tijuca, em Campo Grande

Incidente aconteceu na tarde desta sexta-feira (13)