O novo boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (10), indica que o número de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) parou de crescer ou está em queda na maior parte do país. No entanto, Mato Grosso do Sul compõe os 25 estados que, embora em queda, ainda apresentam incidência elevada para as doenças respiratórias. A atualização é referente à semana epidemiológica 27, de 29 de junho a 5 de julho.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Segundo o InfoGripe, o cenário de reversão se deve à interrupção do crescimento ou queda das hospitalizações por VSR (vírus sincicial respiratório) nas crianças pequenas, e de influenza A em idosos.
Tatiana Portella, pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do InfoGripe, explica que, embora os números de casos de VSR e influenza A estejam caindo, ainda existem locais com crescimento pontual em algumas faixas etárias, e os números de hospitalizações por SRAG ainda são considerados altos, o que reforça a importância da vacinação contra a gripe.
O InfoGripe mostra que, apesar da tendência de queda ou estabilidade na tendência de longo prazo até a semana 27, 20 capitais apresentam incidência de SRAG em níveis de alerta, risco ou alto risco nas duas últimas semanas. Campo Grande é uma delas.

💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***