Pular para o conteúdo
Cotidiano

Caso suspeito de gripe aviária em galinha doméstica é investigado em Terenos

Brasil tem 7 investigações em andamento para síndrome respiratória e nervosa das aves, que inclui a influenza aviária e a doença de Newcastle
Osvaldo Sato -
Casos em aves de criação doméstica e também aves silvestres são mais frequentes.
(Foto: Divulgação)

Um novo caso suspeito de aviária foi registrado nesta segunda-feira (16) em , conforme o Painel de Monitoramento do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) para casos de síndrome respiratória e nervosa das aves.

Desta vez, a suspeita é de infecção em uma galinha de criação doméstica na cidade de , a 31 quilômetros de . O município é o principal produtor de ovos de galinha do estado sul-mato-grossense.

Com este, o Brasil tem 7 investigações em andamento para síndrome respiratória e nervosa das aves, que inclui a influenza aviária e a doença de Newcastle. Essas suspeitas podem ser descartadas após avaliação clínico-epidemiológica por um médico-veterinário oficial, eliminando a necessidade de coleta de amostras para diagnóstico laboratorial.

Os casos sob investigação estão distribuídos em diferentes estados. Com exceção de caso em pombo silvestre suspeito em São Valentim (RS), todas as demais são suspeitas em galinhas de criação doméstica. Os casos investigados foram registrados em Parauapebas (PA), Cedro (CE), Novo Cruzeiro (MG), Sacramento (MG) e São Joaquim de Bicas (MG).

Em 2025, foram identificados 8 focos de IAAP (influenza aviária de alta patogenicidade), que são investigações com resultado laboratorial positivo para o vírus. Desses, 4 já foram encerrados e 4 permanecem em andamento. Quando as investigações são classificadas como casos prováveis de síndrome respiratória e nervosa das aves, a coleta de amostras para diagnóstico laboratorial é obrigatória. Resultados negativos para influenza aviária e doença de Newcastle resultam no descarte e encerramento da investigação.

Primeiro foco confirmado em Goiás

No último sábado (14), foi detectado o primeiro foco de IAAP em Goiás. O caso foi registrado em aves de subsistência (fundo de quintal) no município de Santo Antônio da Barra, na região sudoeste do estado.

A notificação da suspeita à Agrodefesa (Agência Goiana de Defesa Agropecuária) ocorreu na segunda-feira anterior (9), com relatos de morte de aproximadamente 100 galinhas que apresentaram sintomas como asas caídas, secreção nasal, dificuldade respiratória, apatia, diarreia e edema de face.

Após a notificação, a Agrodefesa agiu prontamente, enviando equipes técnicas em até 12 horas para interditar as propriedades e coletar amostras, seguindo rigorosamente os protocolos do Programa Nacional de Sanidade Avícola. As análises foram realizadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Com a confirmação do foco, equipes da Agrodefesa foram mobilizadas e permanecem na região, realizando ações de controle sanitário, investigação epidemiológica e reforçando as orientações à população.

A Agrodefesa enfatizou que este caso não deve impactar as exportações de carnes e ovos, pois não envolve aves comerciais. Além disso, reforçou que a influenza aviária não representa risco à saúde humana quando não há contato direto com aves doentes, e que o consumo de carne de aves e de ovos continua seguro para a população.

Caso em granja comercial

No dia 15 de maio, um foco de gripe aviária foi confirmado em uma granja comercial em Montenegro (RS), que já se encontra classificado como ‘encerrado’.

Esse evento gerou um alerta sanitário que levou à implementação de quatro barreiras sanitárias 24 horas por dia e à visitação de mais de 250 propriedades rurais em um raio de dez quilômetros do foco.

A granja afetada, que abrigava cerca de 17 mil matrizes, teve suas aves e ovos descartados em um rigoroso protocolo de biossegurança para conter a disseminação do vírus.

Durante o período do vazio sanitário, as exportações de ovos e carne de frango foram canceladas em sua maior parte, pois os mercados consumidores, como e Europa, restringiram a entrada da produção nacional.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Rodolfo manda recado à Alexandre de Moraes após ação da PF contra Bolsonaro

Morta após acidente com moto em Chapadão do Sul era filha de dono de jornal em SP

VÍDEO: Menino que sobreviveu a acidente na BR-060 com morte de mãe e irmão dá primeiros passos

moraes

Moraes: não se permitirá tentativa de submeter funcionamento do STF ao crivo de outro Estado

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

VÍDEO: Menino que sobreviveu a acidente na BR-060 com morte de mãe e irmão dá primeiros passos

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

CEO flagrado com amante em show de Coldplay quebra silêncio: ‘Erro’

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Festa julina movimenta a ‘Feira Central’ de Dourados neste final de semana

O evento marca o início de uma nova fase da feira, que a partir de 22 de julho passará a funcionar de terça a domingo

Mundo

Quem é Sister Hong, que gerou caos entre homens na China e também no ‘X’?

Chinês foi preso por gravar encontros escondido e vender vídeos na internet

Polícia

Operação do SIG de Dourados prende mais dois envolvidos em homicídio no Jardim Itália

Polícia Civil investiga a possível ligação do crime com o tráfico de drogas

Brasil

Confira na íntegra carta que Trump enviou para Bolsonaro antes de operação da PF

Bolsonaro foi alvo da PF na manhã desta sexta-feira para cumprimento de medidas cautelares