Com a chegada do inverno e a previsão de queda nas temperaturas, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania), instituiu o protocolo emergencial “Inverno Acolhedor”. A medida tem como objetivo garantir proteção, acolhimento e dignidade à população em situação de rua nos dias de frio intenso.
O protocolo inicia sempre que as previsões meteorológicas indicarem frio com temperaturas iguais ou inferiores a 12°C, conforme alertas da Defesa Civil Municipal. Além disso, a operação contará com apoio da SPDH (Superintendência de Política de Direitos Humanos) e da SPSE (Superintendência de Proteção Social Especial).
Atendimentos
Quando acionado, o “Inverno Acolhedor” disponibilizará pontos de apoio com acolhimento noturno e estrutura que inclui:
- Local físico com colchões e cobertores;
- Oferta de alimentação;
- Atendimento em saúde com a equipe do Consultório na Rua;
- Cuidados com animais de estimação, em parceria com a Subea (Superintendência de Bem-Estar Animal);
- Encaminhamentos sociais e técnicos realizados pelas equipes do Seas (Serviço Especializado de Abordagem Social) e do Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua).
Os pontos de apoio estarão instalados em locais fixos, com possibilidade de ampliação conforme a demanda. Já em noites isoladas de frio, sem previsão de continuidade, o atendimento ocorrerá diretamente nas ruas, com distribuição de cobertores, orientação e encaminhamentos emergenciais realizados pelas equipes do Seas.
Articulação entre setores e apoio comunitário
A coordenação geral das ações ficará sob responsabilidade da SPDH, em articulação com diferentes órgãos. A SPSE fará abordagens e acolhimentos; enquanto a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), atuará com atendimentos por meio da rede SUS e do Consultório na Rua. Além disso, a Subea, prestará suporte aos animais das pessoas acolhidas.
A iniciativa também poderá contar com o apoio de organizações da sociedade civil, entidades religiosas e instituições privadas. A parceria visa promover o engajamento comunitário e a corresponsabilidade social.
As ações do “Inverno Acolhedor” serão amplamente divulgadas pelos canais oficiais da Prefeitura de Campo Grande e da SAS, com orientações à população sobre os critérios de ativação, locais e formas de participação.
O monitoramento e a avaliação do protocolo ficarão a cargo das equipes técnicas da SAS. Haverá um registro sistemático de dados sobre o perfil das pessoas atendidas, número de acolhimentos e encaminhamentos, garantindo o aprimoramento contínuo da estratégia. O protocolo entra em vigor a partir da data de sua publicação.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***