Pular para o conteúdo
Cotidiano

Cadeira de rodas em vaga ‘dá recado’ no Centro de Campo Grande

Em 2024, 1.342 pessoas foram multadas pelo uso indevido de vagas reservadas
Lethycia Anjos -
Vagas estacionamento
Ação de conscientização do uso correto de vagas (Divulgação, PMCG)

Em meio aos inúmeros desafios diários, idosos e PCDs (pessoas com deficiência) ainda enfrentam a falta de conscientização de motoristas que ocupam indevidamente vagas reservadas. Para chamar a atenção para o problema, a SAS (Secretaria de Assistência Social) promoveu nesta sexta-feira (9) uma blitz educativa na Rua 14 de Julho, entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Barão do Rio Branco, na região central de .

A mobilização, organizada pelo Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência, foi criada com o intuito de conscientizar a população sobre o uso correto das vagas de estacionamento destinadas a pessoas com deficiência. Vale lembrar que as vagas incluem deficiências físicas, visuais, auditivas, intelectuais ou múltiplas.

A ação faz parte da campanha “Essa Vaga Não é Sua Nem por um Segundo”, realizada anualmente pela SDHU (Superintendência de ). A blitz também contou com apoio de entidades como a (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Superintendente de Política de Direitos Humanos da SAS, Priscilla Justi, reforça que as vagas reservadas são um direito fundamental para garantir acessibilidade e autonomia a idosos e pessoas com deficiência.

“O foco principal é sensibilizar os motoristas sobre a importância de respeitar a sinalização e o direito de uso exclusivo dessas vagas. Elas são Essenciais para garantir acessibilidade e autonomia às pessoas com deficiência”, pontuou.

Blitz educativa
Blitz educativa (Divulgação, SAS)

Infrações frequentes

Apesar da legislação brasileira (Lei nº 13.146/2015) prever punições severas, o uso indevido das vagas reservadas ainda é recorrente. Conforme a legislação a infração pode resultar em multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e remoção do veículo.

Em 2024, Campo Grande registrou 634 autos de infração por uso irregular de vagas destinadas a PCDs e 708 por ocupação de vagas para idosos. Ao todo, foram 1.342 multas no ano.

Priscilla Justi ressalta ainda que essas infrações comprometem diretamente o direito de mobilidade e inclusão. “Quando motoristas sem credencial ocupam essas vagas, eles negam o acesso ao espaço urbano a quem realmente necessita dele”, lamenta.

Durante a blitz, técnicos da SDHU distribuíram panfletos informativos aos motoristas. A ação contou com o apoio de cadeirantes que ocuparam as vagas disponíveis na quadra com o intuito de simbolizar a importância do respeito ao direito dos outros cidadãos.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Suspeito de matar rapaz a tiros morre em confronto com a PM durante fuga de motocicleta

Briga por caixa de som acaba com homem assassinado a facadas em carvoaria de MS

Folgados

Últimos dias para inscrição em seleção com 230 vagas para soldado auxiliar dos Bombeiros

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

Salzburg e Al-Hilal empatam sem gols e embolam Grupo H, que tem o Real como líder

Últimas Notícias

Polícia

Filho pula muro e pede socorro para mãe que teve rosto desfigurado ao ser agredida por marido em MS

Mulher foi encontrada deitada em uma cama ao lado de uma bebê

Trânsito

Motociclista fica ferido após bater contra caminhão estacionado em Douradina

Vítima teve ser transferida para a UPA de Dourados

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Alto escalão do INSS na mira da Polícia Federal

Congressistas apostam em nova rodada de investigações contra a autarquia federal

Bastidores

[ BASTIDORES ] Últimas semanas movimentam campanha

Travessia de patinete é mais rápida que ônibus na Capital