Pular para o conteúdo
Cotidiano

Cachoeira que quase desapareceu para dar lugar a uma hidrelétrica vai virar área de conservação em MS

Hidrelétrica desviaria até 80% do fluxo de água da 2ª maior cachoeira de Mato Grosso do Sul
Liana Feitosa -
Cachoeira Água Branca, em Pedro Gomes - MS (Foto: Silas Ismael - Divulgação Ecoa)

A suspensão da licença para a construção de uma represa hidrelétrica no Córrego Cipó, que ameaçava desviar até 80% do fluxo de água da 2ª maior cachoeira de , a Água Branca, localizada em , serviu de incentivo para a criação de uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural).

Distante cerca de 300 km de , a área é o “quintal” do produtor rural Nelson Mira Martins, que vive há mais de 30 anos na região. A possibilidade de que a cachoeira viesse a desaparecer preocupava Nelson.

“É muito melhor esse patrimônio cênico, essa beleza, não ser destruída”, afirmou quando a licença para a construção da represa foi oficialmente cancelada.

A desistência da instalação de uma hidrelétrica no córrego foi resultado de esforço coletivo que mobilizou moradores, organizações ambientais e o MPMS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul).

Assim, com apoio da ONG (Organização Não Governamental) Ecoa, foi iniciado o processo de criação da RPPN Água Branca, que agora está em andamento no ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). 

Quando concluída, a reserva garantirá a proteção definitiva da cachoeira, enquanto abre novas possibilidades para o sustentável e a geração de renda na região.

O que é RPPN 

As Reservas Particulares do Patrimônio Natural são um tipo de unidade de conservação de uso sustentável criada por iniciativa do proprietário, que se compromete a preservar a área de forma permanente. 

Futuro da área

Ele planeja construir uma pousada na área, permitindo que visitantes de todas as partes conheçam a exuberância da Cachoeira Água Branca e vivenciem a conexão única entre natureza e comunidade local.

Além disso, o município de Pedro Gomes poderá se beneficiar do Ecológico, um mecanismo de incentivo financeiro para municípios que conservam o meio ambiente, impulsionando investimentos locais e gerando benefícios para toda a comunidade.

Cachoeira Água Branca, em Pedro Gomes – MS. (Foto: Divulgação Ecoa)

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Padaria da Gameleira doa 1 milhão de pães produzidos por detentos

‘Ela estava sempre sorrindo’: Relembra irmã de Doralice, morta a facadas pelo ex-namorado

Candidatos à presidência nacional do PT desembarcam em Campo Grande nesta semana

Alvos de operação do Gaeco, membros do PCC são condenados a 54 anos de prisão

Notícias mais lidas agora

Claudinho Serra escalou ex-chefe de licitação de Reinaldo para corrupção: ‘já é do time’

Mais de 169 mil em Mato Grosso do Sul têm nome sujo por dívida de R$ 100

Execução de adolescente em MS foi monitorada ao vivo pelo PCC

Mato Grosso do Sul estabelece protocolo oficial para atendimento por telemedicina

Últimas Notícias

Cotidiano

Bonito registra maior número de turistas em maio dos últimos 15 anos

Ao todo, 128.179 pessoas já visitaram o principal destino turístico de Mato Grosso do Sul neste ano

Transparência

SED destina R$ 1,7 milhão do Fundeb para custeio da Pestalozzi durante 2 anos

Contrato terá vigência até 2027

Cotidiano

VÍDEO: Chuva forte alaga trecho da Avenida dos Cafezais

Volume da água ultrapassou a passarela elevada da USF Macaúbas

Cotidiano

Morre cavalo ‘Ventania’, terapeuta equino do 2º BPM Ambiental de Dourados

Animal, conhecido por sua força, paciência e docilidade, era um parceiro essencial no processo terapêutico de inúmeras crianças