Pular para o conteúdo
Cotidiano

Oficiais de Justiça vão contra serviço prestado temporariamente por PMs e pedem concurso

A decisão prevê suprir a carência de oficiais e dar maior celeridade ao cumprimento de mandados judiciais
Jennifer Ribeiro -
(Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax)

A ASSOJUS-MS (Associação dos Oficiais de Justiça de ) divulgou uma nota manifestando contrariedade à designação de Policiais Militares, Civis e servidores de outros órgãos, para atuação como Oficiais de Justiça em .

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Isso porque, há quase um mês, em 8 de abril, o (Tribunal da Justiça de MS) e o Governo do Estado iniciaram o curso de formação de policiais para desempenharem, em caráter temporário, funções similares às de oficiais de Justiça no cumprimento de medidas protetivas de urgência.

A decisão prevê suprir a carência de oficiais e dar maior celeridade ao cumprimento de mandados judiciais, como intimações, afastamento do agressor do lar e mandados de prisão, previstos na (Lei n° 11.340/2006).

Conforme a ASSOJUS-MS, a demanda de mandados vem sendo suprida em todo o Estado, apesar da defasagem de servidores. Por outro lado, dentro do próprio Poder Judiciário há servidores que podem, de forma provisória, serem designados para tal função, até que um novo concurso seja realizado, sem retirar policiais de suas funções.

“A retirada do Policial Militar de seu dever para assunção de funções que nunca foram e não são previstas para sua execução trará prejuízos à própria sociedade, com Policiais Militares sobrecarregados, exercendo função que não lhe é afeita, sem o descanso devido e sem a experiência na resolução de conflitos e cumprimento de ordens judiciais”, pontua a nota.

Curso para policiais

Com duração de 5 anos, o convênio entre o TJMS e Governo do Estado estabelece metas, prazos, capacitação técnica e o monitoramento do cumprimento dos mandados, que devem ser executados em até 48 horas.

Realizada pela Ejud-MS (Escola Judicial de MS), a capacitação vai formar 42 policiais militares, 12 policiais civis e 8 servidores ad hoc, que são designados para atuar em circunstâncias específicas.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dupla com atleta de MS, George/Saymon conquistam bronze no Rei e Rainha da Praia na Holanda

Prepare-se: Inmet alerta para chuvas, ventos fortes e geada em MS a partir desta segunda

Funsat retorna do ‘feriadão’ com 2.081 vagas de emprego em Campo Grande

Ópera francesa

Ópera francesa e filme de Béziat celebram a cultura francesa em espetáculo gratuito na UFMS

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

carta montanhista

Corpo de fotógrafo que morou em Campo Grande é encontrado no Peru

Últimas Notícias

Esportes

Times de Campo Grande assumem liderança dos grupos do Estadual Sub-20

No grupo A, o Esporte Clube Campo Grande lidera com sete pontos, enquanto o Grêmio Santo Antônio é o primeiro do B com seis pontos

Cotidiano

De Spin a Crosser, leilão do Detran-MS tem mais de 120 veículos aptos à circulação

Ao todo, o leilão oferta 94 motocicletas e 33 automóveis

Brasil

Brasil condena ataques de Israel e dos EUA a instalações no Irã

Governo brasileiro condenou "com veemência" ataques militares de Israel e, mais recentemente, dos Estados Unidos, contra instalações nucleares "em violação da soberania do Irã e do direito internacional"

Cotidiano

Ação troca materiais recicláveis por alimentos de hortifrúti em Campo Grande

Senhas para troca de recicláveis serão distribuídas ao longo da semana nas duas unidades do Projeto Florestinha