Pular para o conteúdo
Cotidiano

Amigos se despedem de Buiú e ressaltam: ‘fazia tudo pelo judô’

Buiú foi um dos principais formadores de atletas de alto rendimento do judô no Estado
Priscilla Peres -

Amigos, familiares, alunos e fãs se despedem, nesta terça-feira (27), do treinador de judô Alessandro Nascimento, 52 anos. Referência no esporte em , o sensei conhecido como ‘Buiú’, morreu na segunda-feira (26), vítima de pancreatite.

Buiú foi um dos principais formadores de atletas de alto rendimento do Estado e estava internado desde o dia 25 de abril, devido à inflamação no pâncreas. No velório, todos estão muito emocionados.

O velório acontece desde as 6h na Capela , na Rua Dolor Ferreira de Andrade, 23 – São Francisco. O sepultamento está marcado para as 16h no Nacional Parque, na Rua Ribeira, 915 – Moreninha IV.

Formador de campeões

Durante o velório, o sensei Ailton Filho contou um pouco da trajetória de sucesso do amigo, que tinha como objetivo de vida formar atletas de judô. Amigos desde a adolescência, Ailton afirma que vai se unir aos amigos e família para seguir o legado de Buiú.

Ailton contou que o amigo trabalhou em vários projetos e tinha o sonho de montar a própria associação. Em 2012, ele criou a Associação Judô Futuro e desde então trabalhava formando campeões.

Sensei Alessandro com sua filha, Alexia (Foto: FJMS)

“O pensamento dele sempre foi esse, era o que ele falava: queria fazer campeões. Era um cara guerreiro, esforçado, que não media esforços para fazer com que os atletas dele alcançassem o melhor”, conta.

Há 15 dias, o sensei ainda insistia em participar dos , acompanhando seus atletas, mas não pode ir por questões de saúde. “Criou vários atletas da base, que foram campeões, fez tudo que pôde em prol do judô. Ele vivia o judô, sempre sonhou em fazer mais e mais pelo esporte”, conta.

Homenagens

A FJMS (Federação de Judô de Mato Grosso do Sul) emitiu nota de pesar em sua conta oficial nas redes sociais. “Buiú deixa um legado de amor ao judô, dedicação à formação de atletas e contribuição inestimável à nossa comunidade. Seu carisma, alegria e compromisso com os valores do esporte permanecerão vivos na memória de todos aqueles que tiveram a honra de conhecê-lo e caminhar ao seu lado”.

A federação relatou a história de Alessandro no judô nacional, como um “atleta dedicado, técnico exemplar e grande liderança no judô”. “A FJMS se solidariza com familiares, amigos, alunos e toda a comunidade do judô neste momento de profunda dor. Que o exemplo de vida do sensei Buiú continue a inspirar as futuras gerações”.

Sua filha e uma de suas principais atletas, Alexia Nascimento, lamentou a morte do pai em sua rede social. “Tem coisas na vida que não tem explicação, não sabemos o porquê, mas sei que está em um lugar melhor! Te amarei para sempre pai, descanse em paz!”, escreveu.

A Confederação Brasileira de Judô também emitiu nota de pesar, onde destacou o legado do professor. “Em 2022, Alessandro recebeu o 6º dan e a honraria da faixa coral, reconhecimento máximo da sua trajetória, ética e contribuição ao judô brasileiro. Seu legado é marcado não apenas pelas conquistas nas competições, mas também pelo compromisso com a formação de novos atletas, paixão pelo ensino e pela promoção dos valores do judô”, afirmou.

*Com Murilo Medeiros

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Celebração de Corpus Christi homenageia padre indiano que evangelizou por 36 anos em Campo Grande

VÍDEO: Conheça o porco que produz carne vermelha similar à de boi

Dom Dimas destaca Eucaristia como pão da vida e da esperança em homilia marcante no Corpus Christi

35 mil fiéis celebram Corpus Christi com fé e emoção em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Ex-gerente do Detran-MS que ‘sumiu’ estava preso por caso de violência contra criança

VÍDEO: ‘Fim do pesadelo’, diz secretário de MS em viagem de volta ao Brasil

35 mil fiéis celebram Corpus Christi com fé e emoção em Campo Grande

Com aeronave, bombeiros resgatam idoso com problemas respiratórios no Pantanal

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo se entrega, vence o PSG no Mundial e coloca futebol sul-americano acima do europeu

Um time sul-americano não vencia uma equipe europeia em competições oficiais desde 2012

Cotidiano

Durante Corpus Christi, padre destaca criação da Pastoral das Favelas em Campo Grande

Pastoral de Favelas surgiu durante processo de redemocratização do Brasil

Esportes

Atlético de Madrid vence Seattle Sounders e vai decidir vaga no Mundial com o Botafogo

O resultado mantém o time espanhol vivo na briga por uma vaga

Trânsito

Motorista morto e passageira que ficou em estado grave na BR-463 são de Fortaleza

Mulher está internada em estado grave